Advertisement

Tecnologia em motores elétricos para transferência de cerveja garante o abastecimento da bebida nas comemorações da Copa

 Muito tem se falado no noticiário sobre as restrições de vendas de cervejas nos arredores dos estádios e os preços exorbitantes da bebida no Catar, durante a Copa do Mundo. Para o torcedor, que não pode conferir os jogos na sede do mundial, ao menos resta um consolo: aqui a compra da bebida é liberada e com preços que cabem em todos os bolsos. Um dos mercados que deve apresentar crescimento neste período festivo é o das cervejas artesanais, que vem crescendo anualmente. E, apesar do uso da palavra artesanal, a produção não tem nada de amadora, já que as microcervejarias estão focadas em qualidade e, por isso, buscam o aprimoramento do processo com ganhos contínuos de eficiência operacional, implementando toda a metodologia de fabricação e transferência, utilizando as melhores tecnologias em motores elétricos.

 

Muito apreciada no Brasil, a cerveja é resultado da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Devido a essa preferência nacional, o país está em 3º lugar entre os maiores consumidores mundiais da bebida. Segundo o Euromonitor, o volume de cerveja comercializado no Brasil cresceu 7,6% em 2021, superando o avanço de 5,3% registrado em 2020 e atingindo o recorde de 14,3 bilhões de litros. Esse crescimento foi reforçado pelos dados do Anuário da Cerveja 2021 — divulgado em 2022 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) —, que apontou 1.549 cervejarias registradas no Brasil no ano passado, número 12% maior do registrado em 2020.


Os estados que tiveram maior número de estabelecimentos registrados foram: São Paulo, com 340; Rio Grande do Sul, com 285 e Santa Catarina, com 195. “Com tanto crescimento, o empreendedor precisa se destacar no segmento. Para tanto, é imprescindível a utilização de equipamentos e dispositivos mecânicos e também a inclusão do motor elétrico, para facilitar a produção e transferência, garantindo mais ganhos de eficiência e redução de custo operacional”, explica Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos.

 

Segundo o diretor, uma parte importante na produção de cerveja é a utilização de Bomba de Transferência de Líquido, que facilita o transvase de recipientes de forma que não haja a contaminação da bebida. “Esses equipamentos utilizam motores elétricos, desenvolvidos com ponta de eixo inox, para evitar reações no contato com a bebida alterando o sabor. A construção e manutenção do sabor é muito importante na fabricação de cervejas, pois os apreciadores da bebida são exigentes na degustação e gostam de diferenciar os ingredientes, distinguindo a marca ou o tipo da cerveja”, detalha.

 

Para Menezes, nesse mercado, o mais indicado é investir em motores com carcaça de alumínio, pois há diferenciais técnicos e vantagens que merecem ser levados em conta. “Eles são mais leves e, por isso, oferecem melhor ergonomia e menor esforço aos operadores, facilitando também o transporte e a instalação, descomplicando qualquer tipo de movimentação. E, além disso, o alumínio é um ótimo dissipador de calor, tornando assim o motor mais eficiente.”

 

Sobre a Hercules Motores Elétricos

 

A Hercules oferece soluções em motores elétricos com o que há de mais atual e com alta tecnologia no mercado. O diferencial da empresa é o atendimento personalizado, que permite a customização de motores para clientes de diferentes segmentos de negócio, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Com rigorosos padrões de qualidade nos seus processos produtivos, a empresa é certificada pela ISO 9001 e tem os rendimentos dos seus motores aprovados pelo Inmetro, comprovando sua alta eficiência energética.

 

Referência em inovação no segmento em que atua, a companhia possui um aplicativo de realidade aumentada, que proporciona uma experiência inédita e imersiva: é possível conferir os motores do catálogo em 3D, fazer um tour virtual 360º pela fábrica, conferir dicas e conhecer melhor os produtos e a empresa. O app pode ser utilizado tanto em Android quanto em iOS.

 

Para conhecer mais, acesse o site e assista ao vídeo.