Advertisement

RNI celebra 31 anos de história com crescimento recorde e conquistas que transformam regiões e economias locais

  • Mais de 76 mil unidades em 200 empreendimentos já lançados em todo o Brasil; 
  • Expansão nacional com foco nos interiores do Brasil e regiões do agronegócio;
  • Resultado recorde no 1S22, além de volume mensal de R 110 milhões em abril; 
  • Cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos nos empreendimentos disponibilizados apenas neste ano
  • Economia circular: segundo destino a mais de 900 toneladas de restos de materiais produzidos em suas obras com Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGRCC). 

Desenvolver empreendimentos imobiliários de qualidade em todo o Brasil aliado ao compromisso com a geração de empregos e desenvolvimento de economias locais. Com esse propósito a construtora e incorporadora RNI, do grupo Empresas Rodobens, celebra 31 anos de atividade no Brasil, com sólido crescimento nacional, sem abrir mão da transformação regional e cuidado com o meio ambiente. Fundada em 1991, no município paulista de São José do Rio Preto, a empresa comemora também a histórica marca de 200 empreendimentos inaugurados no país. 

“Muito mais do que essas conquistas incríveis, tenho orgulho de afirmar que faço parte dessa história. Comecei aqui ainda muito jovem, como office boy e agora sou o CEO da companhia. Posso assegurar que nessas três décadas acompanhei de perto o crescimento da RNI. É honroso saber que mudamos a vida de pessoas, geramos empregos, transformamos regiões. Tudo isso com nossa estratégia de negócios, que é um sucesso, diga-se de passagem!”, celebra Carlos Bianconi, CEO da RNI.

Com mais de 76 mil unidades já lançadas em unidades em várias cidades brasileiras, a incorporadora segue com sua estratégia de expansão fora dos grandes centros, com foco nos interiores do Brasil e regiões do agronegócio, onde o Grupo Empresas Rodobens possui marca forte e consolidada a mais de 70 anos.

Desde a sua fundação, aliado ao crescimento das atividades imobiliárias, o grupo, considerado um dos maiores do país, constituiu na época a Rodobens Negócios Imobiliários, que mais adiante se tornara RNI

Solidez financeira: uma empresa de capital aberto

Após mudança do modelo de negócio e readequação da estrutura organizacional, aliada a rígida política de controle de custos - que resultaram em solidez financeira, a incorporadora segue em expansão nacional -, tornando a RNI em 2007 em empresa de capital abertoEm 2017, a empresa iniciou um processo interno de reposicionamento, que culminou com a adoção da marca RNI, sigla para Rodobens Negócios Imobiliários, como a companhia já era conhecida no mercado. O principal objetivo da mudança foi aproximar a incorporadora do seu público-alvo.

Sólido crescimento aliado a estratégia de expansão nacional

Com vasta experiência em empreendimentos no interior do Brasil, aliada a sólida atuação fora dos grandes centros comerciais, principalmente no interior de São Paulo e em cidades médias da região Centro-Oeste e Sul - conhecidas também pela força do agronegócio -, RNI deu início a estratégia de negócios e crescimento nacional, que resultou em recordes seguidos a cada trimestre. Exemplo disso são os resultados de vendas brutas que atingiu os três dígitos, R110 milhões, conquistados pela incorporadora no 1°semestre deste ano. Número 24% superior quando comparado ao mesmo período do ano anterior, melhor resultado dos últimos 8 anos

 

Resultado recorde a cada trimestre

Apenas no 2T22 o lucro líquido foi de R7 milhões, resultado 141% mais elevado se comparado com o 1T22 e 144% superior ao 2T21. E não para por aí! Em vendas líquidas a RNI atingiu R 320 milhões em receita liquida no 1S22, patamar superior aos últimos 8 anos.  “Nossa expertise vai muito além de uma sólida estratégia de negócios com contempla regiões com grande potencial de crescimento. Temos batido recordes seguidos por conta do compromisso e respeito que temos com nossos clientes. Trata-se da sensibilidade em entender o perfil e necessidades do nosso público a partir de uma sólida consultoria imobiliária, que o orienta, inclusive, a adquirir um segundo ou terceiro imóvel como fonte de investimento ou ainda sobre o perfil de imóvel adequado ao seu atual momento”, explica o Diretor de Marketing e Vendas da RNI, Gustavo Felix

 

ESG: Compromisso com sustentabilidade e meio ambiente

Aliado com a sua estratégia de crescimento nacional, aliado a transformação e desenvolvimento das regiões onde atua, a RNI segue também com sólido compromisso com a governança ambiental, social e corporativa (ESG - Environmental, Social, and Corporate Governance, em inglês). Dentre as iniciativas o compromisso com a sustentabilidade tem sido uma delas. Para isso, vem implantado inciativas consistentes para gestão e destinamento dos insumos gerados em suas obras. Com o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC), a incorporada deu um segundo destino a mais de 900 toneladas de restos de materiais produzidos em suas obras. Voltado à gestão sustentável do residual produzido no canteiro de obras, a iniciativa auxilia mais de 1200 famílias, por meio de parceria com mais de 30 cooperativas de reciclagem em todo o Brasil. No processo de economia circular, os principais resíduos reutilizáveis nos empreendimentos são: plástico, papel, papelão, aço, restos de materiais, além de entulhos gerados durante a obra, que são triados e colocados em espaços reservados separados, similar a pequenas baias, para que as respectivas cooperativas da região possam fazer a coleta e dar um segundo destino/vida aos materiais.

Equidade de gênero: Aumento de lideranças femininas

Ao longo das três décadas de atuação no país, um dos nossos principais valores da RNI é o cuidado com o capital humano e a equidade de gênero é trabalhada de forma natural na incorporadora que já tem 45% de mulheres em cargos de gestão, tanto na frente de vendas, como também em obras. Para dar continuidade a sua estratégia de expansão de negócios a empresa seguirá apostando na liderança feminina, inclusive em novas contratações. “Além do cuidado respeito com nossos profissionais, temos o trabalho focado no desenvolvimento de novas lideranças, aliado à proteção e geração de empregos. Hoje, temos mulheres à frente de importantes cargos de chefia na construção civil, como engenheiras e gerentes de vendas, inclusive, muitas delas são mães. No entanto, para a RNI, a equidade de gênero é um processo orgânico e natural dentro da empresa, enxergamos todos os profissionais de forma igualitária, tanto que a liderança se torna algo natural”, afirma Luciana Vassalo, diretora de Novos Negócios da RNI.

Experiência ao consumidor

Um dos diferenciais da RNI é o compromisso e respeito com clientes e futuros consumidores. Ao longo dos 31 anos de atuação no país a incorporadora tem em sua expertise a sensibilidade em entender o perfil e necessidades do seu público, revolvendo problemas atuais que seus consumidores enfrentam, aliado ao pioneirismo de estar à frente das tendências atuais. Exemplo disse é o desenvolvimento de produtos especiais, que tornam seus empreendimentos uma experiência completa. Com isso, a incorporadora dá um passo a com o Empório RNI 24h. O novo facilities desenvolvido pela companhia traz uma série de comodidades aos moradores dos residenciais, com loja de conveniência automatizada para que os condôminos possam adquirir itens alimentícios de forma prática e rápida. Somado a isso, terá também o espaço de locker, área onde as empresas de entregas e deliveries poderão deixar as encomendas, sem que os condôminos tenham que ir à portaria ou recepção de imediato. Após implantação de projeto piloto no Rio Grande do Sul, neste a novidade irá fazer parte dos futuros empreendimentos a serem inaugurados no país. Além disso, atenta as tendências atuais, principalmente após a pandemia, de ambientes integradados e áreas maiores de convivência, todos os condomínios da incorporadora dispõe também de Pet Place, um espaço pensado para entretenimento e diversão dos pets. Todos os espaços são pensados para a família, e nossos pets também fazem parte dela e não poderiam ficar de fora.

RNI como referência no setor

RNI segue com o objetivo de oferecer empreendimentos de alta qualidade, que proporcionem conforto, segurança e confiabilidade, aliando responsabilidade social e sustentabilidade. Recentemente a incorpora conquistou o Selo Azul + Caixa, na obra do RNI Nova Jaçanã, que é considerado o primeiro sistema de classificação do índice de sustentabilidade voltado à projetos habitacionais desenvolvidos para a realidade da construção brasileira. Em 2021, a RNI conquista também a Certificação Covid Free, pelas medidas de segurança aplicadas durante a pandemia, que garantiram proteção não apenas aos profissionais da linha de produção e operação, como também aos consumidores.

Tecnologia e inovação a favor da construção civil

No mundo dos negócios, crescer é sinônimo de inovar. As empresas que desejam se manter e destacar necessitam buscar constantemente diferenciais. A RNI dá um importante passo em sua estratégia de negócios e expansão nacional por meio da digitalização. Todas os procedimentos da incorporadora seguem na otimização de etapas por meio de assinaturas digitais, que promove a agilidade no fechamento de contratos e maior comodidade aos clientes. “Apenas no primeiro semestre deste ano 99% dos contratos já são digitalizados. Com isso, evitamos a impressão de aproximadamente 200 mil páginas, o que representa muito em termos de sustentabilidade, sem contar a agilidade e segurança jurídica no momento da venda”, acrescenta José Walter Ferreira, diretor Jurídico da RNI, que ressalta também que é possível reduzir desperdícios e entregar residenciais com a qualidade aliado a sustentabilidade.

Sobre a RNI

Fundada em São José do Rio Preto em 1991, com a missão de desenvolver empreendimentos imobiliários de qualidade em todo o Brasil, a construtora e incorporadora RNI, celebra 30 anos de atuação no setor, transformando e desenvolvendo as regiões onde atua. Aliada a uma estratégia de expansão nacional, a empresa contabiliza desde sua fundação 200 empreendimentos lançados em todo o Brasil com atuação em 61 cidades de 12 estados brasileiros. Com capital aberto desde 2007, lançou mais de 76 mil unidades, somando 7,1 milhões de m² construídos, e faz parte das Empresas Rodobens, um dos maiores grupos empresariais do país, com atuação nos segmentos financeiro e de varejo automotivo – Banco, Consórcio, Corretora de Seguros, Leasing & Locação, Automóveis e Veículos Comerciais. A RNI participa do programa governamental Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), com os seus empreendimentos no segmento faixa 3. Com atuação nacional, o grupo tem tradição de mais de 70 anos.