Advertisement

PSF do Ano Bom tem horário de atendimento ampliado as terças e quintas-feiras para campanhas de vacinação

Secretaria de Saúde de Barra Mansa reforça ações contra Covid e Influenza


Visando aumentar o número de crianças e adolescentes imunizados, Barra Mansa ampliou o horário de funcionamento do Programa de Saúde Familiar (PSF) do bairro Ano Bom. A unidade, que permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, funcionará às terças e quintas-feiras com o horário estendido - até às 20 horas. O local oferece a aplicação de doses contra Influenza e Covid-19. Para imunização, é preciso estar com os cartões de vacina e do SUS (Sistema Único de Saúde). As crianças precisam estar acompanhadas por um responsável.

Covid-19 e Influenza

A imunização contra Influenza é para pessoas a partir de seis meses de idade. Já a aplicação da 5ª dose contra o coronavírus é destinada a imunossuprimidos, maiores de 18 anos, que tenham recebido a 4ª dose há no mínimo quatro meses. A ação também acontece em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 9h às 16h.
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), estão nesse grupo pessoas com: imunodeficiência primária grave; tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); em uso de drogas imunossupressoras; uso de corticoides em doses 220 mg/dia de prednisona ou equivalente por 214 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes que estejam em hemodiálise ou vivendo com HIV/AIDS ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias.
O cronograma completo contra o coronavírus é o seguinte:
- 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;
- 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;
- 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até quatro meses antes; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;
- 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses;
-5ª Dose: para pessoas imunocomprometidas a partir de 18 anos, obedecendo o intervalo de quatro meses entre a quarta e quinta doses.