Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE REFORMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA


Com as mudanças, unidade passa a se adequar aos parâmetros do Inea  


A Prefeitura de Resende não para de promover melhorias, ampliações e novidades nas unidades de saúde do município. Dessa vez, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Hospital de Emergência recebeu uma reforma visando adequar o funcionamento aos parâmetros do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que é o órgão regulador que determina os padrões de segurança e nocividade ao meio ambiente. 

As intervenções realizadas ao longo dos últimos meses ajudaram a controlar o manuseio de gases e também aprimoraram o tratamento do esgoto, uma vez que as mudanças dão maior controle das componentes químicas usadas para tratar os dejetos. Para isso, houve modificações nas tubulações e nas bombas de aeração e de dosagem de produtos de tratamento. 

- A saúde pública de Resende é uma referência nacional por conta de esforços e serviços como esse. São detalhes importantes, mas que fazem toda a diferença para o serviço. Transformar a saúde vai muito além das obras que são visíveis, engloba principalmente aquelas melhorias que não podem ser vistas, mas impactam diretamente no atendimento – comentou o prefeito Diogo Balieiro. 

Todas as melhorias promovidas são baseadas em critérios estabelecidos pelo Inea. De acordo com o secretário municipal de saúde, Jayme Neto, as obras fazem parte da intenção de tornar o HME uma unidade cada dia melhor, mais completa e segura em todos os aspectos possíveis. 

- Era importante nos preocuparmos com as demandas ambientais da unidade também. Atender as exigências dos órgãos reguladores, fazer jus ao que é determinado para as licenças ambientais. Tudo isso é muito importante e faz parte da noção de um hospital cada dia melhor e mais adequado. O HME já passou por algumas etapas de obras estruturais, desde as mais urgentes até aquelas que identificamos que poderiam trazer mais conforto e qualidade para a população e seguimos nessa tendência de sempre buscar novas formas de melhorar - comentou o secretário.  

O HME fica na Avenida Marcílio Dias, bairro Jardim Jalisco, número 800. A unidade oferece atendimento de emergência 24 horas, todos os dias e trabalha com uma equipe multidisciplinar de profissionais em regime de plantão, rotina e sobreaviso de especialidades.