Advertisement

Cristo Redentor será iluminado de azul em alusão à campanha de conscientização sobre doença que pode causar cegueira

 

Na próxima terça-feira (22/11), às 19h, o monumento ao Cristo Redentor ganhará iluminação azul para chamar atenção sobre os cuidados relacionados à diabetes. A iniciativa compõe a agenda de ações do “24 Horas pelo Diabetes”, campanha promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) durante todo o mês de novembro. Além do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ), outros pontos turísticos, prédios e monumentos históricos recebem a mesma cor em vários outros estados brasileiros.
 

O diabetes é uma doença grave e silenciosa, que exige a vigilância contínua dos pacientes e dos profissionais da saúde. No Brasil, em um intervalo de 10 anos, houve um aumento de 60% no diagnóstico. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e revelam a gravidade da situação a nível mundial e nacional.
 

Uma das principais preocupações dos pacientes nessa condição é a ameaça iminente à sua saúde ocular. Por se tratar de uma doença multifatorial, o descontrole dos índices glicêmicos pode acarretar diversas complicações em diferentes órgãos do corpo. Uma das mais preocupantes é a retinopatia diabética, problema que, se não for diagnosticado e tratado precocemente, pode causar cegueira.
 

Para o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino, “as iluminações dos prédios e monumentos públicos provocam a curiosidade da população e incentivam a busca de informações associadas ao tema”. Nesse sentido, para responder dúvidas sobre o tema, o “24 Horas pelo Diabetes” oferece conteúdo de qualidade a quem convive com a doença ou quer entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento.
 

Acesse o site da campanha e confira o conteúdo já disponível.
 

O auge da campanha acontece no dia 26 deste mês, com a realização de uma grande maratona educativa transmitida no canal oficial do CBO no YouTube. Com grade multidisciplinar, especialistas de diversas sociedades médicas estarão reunidos em uma programação preparada para esclarecer pontos diversos acerca das condições decorrentes da doença, sobretudo, a retinopatia diabética.
 

As abordagens serão variadas, indo de esclarecimentos sobre mitos e verdades acerca do diabetes, até debates sobre questões relacionadas às políticas públicas e aos direitos do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS). Além da programação on-line, oftalmologistas de vários lugares do País, capitaneados pelo CBO, desenvolvem diversas ações de atendimento presencial ao longo do mês.

 

SERVIÇO:

Iluminação do monumento ao Cristo Redentor na cor azul em alusão à campanha “24 HORAS PELO DIABETES “

Data: 22 de novembro de 2022 Horário: 19h