Advertisement

Crianças de todo o País recebem o Prêmio Espantaxim neste domingo, 4 de dezembro

No próximo domingo, 4 de dezembro, a partir das 14h30, “pequenos escritores” de todo o País estarão reunidos no Teatro Gazeta (Avenida Paulista, 900 - térreo), em São Paulo (SP)para o evento de premiação do VI Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim 2020/21. Organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, o concurso premiará 246 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 13 anos, estudantes de escolas públicas e privadas.

 

O Prêmio Espantaxim tem como objetivo despertar o interesse pela leitura e escrita, assim como incentivar a criatividade e o gosto literário. É lançado a cada dois anos, a partir de um tema proposto sobre o qual as crianças e adolescentes participantes escrevem textos no formato de sua preferência: redação, mensagem ou poesia.

 

A sexta edição do concurso teve como tema: “Quatro Estações: Primavera, Verão, Outono, Inverno - Cada estação do ano tem seus encantos e particularidades e esses fenômenos da natureza afetam o sentimento das pessoas”. Lançada no início de 2020, teve o prazo para recebimento de trabalhos adiado para o final de 2021, devido às mudanças impostas pela pandemia ao dia a dia das escolas.

 

Mesmo com essas restrições, o Prêmio Espantaxim 2020/21 recebeu o surpreendente número de 3.300 obras, provenientes de 76 escolas, 42 cidades e 15 estados brasileiros. Desse total, a comissão julgadora selecionou 246 trabalhos, levando em conta critérios como originalidade, fidelidade ao tema proposto, respeito à norma culta da língua portuguesa, entre outros.

 

Para Dulce Auriemo, idealizadora do concurso, a cerimônia de premiação será a oportunidade de reconhecer talentos e celebrar a importância da Educação, após o período tão difícil da pandemia. “Teremos a alegria de encontrar, além das nossas crianças e adolescentes premiados e suas famílias, os professores, diretores das escolas e tantas outras pessoas que com empenho se dedicam para a realização do Prêmio e de sua contribuição para a Educação em nosso País, a partir do incentivo à leitura e à escrita”, comenta a autora e escritora.

 

As 246 crianças e adolescentes premiadas no concurso terão seus trabalhos publicados na VI Antologia - livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra dos pequenos escritores e, também, as versões digitadas, após revisão. A presente edição da Antologia terá o belíssimo prefácio da escritora Márcia de Luca, autora de diversos livros sobre estilo de vida saudável em harmonia com a natureza.

 

Os vencedores do Concurso receberão ainda o Troféu Espantaxim, especialmente criado em 2010 e que já se tornou um cobiçado prêmio literário dedicado aos pequenos escritores, além da coleção completa de livros e CDS do Projeto Espantaxim, igualmente idealizado por Dulce Auriemo.

 

Lançado em 2002, sem fins lucrativos, apenas como uma contribuição à educação infantil brasileira, o Projeto Literomusical Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico em sua primeira fase era especialmente dedicado às crianças da pré-escola. Reúne uma vasta obra audiovisual com canções e histórias protagonizadas por personagens que fazem referência à fauna e ao folclore brasileiros, como o “Indiozinho Abubi”, o macaquinho “Makiko”, o tatu “Tatuiuiu”, entre outras. Em 2010, o Projeto entrou em sua segunda fase, com o lançamento do Prêmio Espantaxim, dedicado às crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 13 anos de idade, acompanhando, dessa forma, o seu crescimento.

 

A significativa data de 20 anos do Projeto também será comemorada durante a cerimônia, na qual todos os premiados (vencedores e selecionados) receberão três exemplares da VI Antologia e também o exclusivo boneco do personagem Espantaxim, mascote do Prêmio.

 

Agenda:

Cerimônia de premiação - VI Prêmio Espantaxim

Data: 4 de dezembro (domingo), às 14h30

Local: Teatro Gazeta - Av. Paulista, 900 (térreo) - Bela Vista - São Paulo (SP)

Todas as informações sobre o Prêmio podem ser conferidas no site do concurso