Advertisement

Como ter uma melhor experiência em viagem com a Uber nos dias de jogos


 De forma simples é possível contribuir para uma viagem mais tranquila para todos
 


A bola já está rolando e, pelo menos por aqui, a cervejinha também. Com os times em campo, é comum o brasileiro se juntar com os amigos para torcer e festejar. E como bebida e direção não combinam, o uso de aplicativos para ir e voltar dessas confraternizações é cada vez mais comum. Mas para que essa experiência seja a mais segura e cômoda possível para todos, a Uber lembra de algumas outras regras básicas:

  1. Respeito mútuo: Dentro e fora do campo - ou do carro - todos devem ser sempre tratados com respeito. O Código da Comunidade Uber foi criado para que toda experiência na plataforma seja positiva, segura e respeitosa de parte a parte. Use a Ajuda do app para reportar qualquer incidente. Comportamentos inadequados podem levar ao cartão vermelho e resultar na desativação da conta.
  2. Horários de pico: É comum que antes e depois dos jogos as ruas fiquem parecendo vias de acesso às arenas esportivas, com muita gente na rua, mais trânsito e, consequentemente, que a demanda por viagens seja maior do que o usual. Por isso é bom se programar para pedir sua viagem com antecedência e fora das áreas de maior concentração de pessoas.
  3. Confira o veículo antes de entrar: Em bares ou restaurantes, é comum que muitas pessoas solicitem veículos ao mesmo tempo. Por isso, ao encontrar o motorista, verifique se a marca, o modelo, a placa do carro e o nome e a foto do motorista parceiro correspondem às informações apresentadas no app. Todos os usuários também podem habilitar o recurso U-Código, por meio do qual o usuário recebe automaticamente um código exclusivo de 4 números após solicitar uma viagem, a fim de confirmar que está entrando no carro certo. Ele deve fornecer verbalmente esse número ao motorista antes que o trajeto seja iniciado.
    Para configurar o U-Código, basta acessar “Configurações”, “Confirme suas viagens” e habilitar a opção “Use código para confirmar as viagens”. Em seguida, o usuário pode escolher se deseja utilizar essa ferramenta em todas as viagens ou “Somente à noite” (entre 21h e 6h), ativando a barra ao lado.
    Alternativamente, na tela de perfil do usuário, que aparece ao tocar no ícone de foto no canto superior direito, há uma barra horizontal com o botão Checagem de Segurança, que levará o usuário a ver como estão configuradas cada uma das ferramentas de segurança oferecidas durante as viagens pelo app.
  4. Bebida no carro: Segundo um levantamento do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), as projeções apontam para um crescimento de aproximadamente 8% no consumo da bebida este ano, em relação a 2021, e grandes eventos esportivos contribuem para esse aumento. Mas se for beber, deixe para fazer antes ou depois de pegar o veículo de aplicativo: não é permitido portar bebidas alcóolicas abertas durante viagens com o aplicativo da Uber.
  5. Cuide do veículo como se fosse seu: O momento é de festa, mas o veículo é um instrumento para o parceiro gerar sua renda. Por isso, orientamos os usuários que evitem consumir alimentos e bebidas, fumar dentro do carro ou vomitar devido ao uso excessivo de álcool. Sujar o veículo vai exigir que o parceiro deixe de fazer viagens para limpar o veículo, e pode gerar um custo extra para o usuário, por meio de uma taxa de limpeza.
  6. Ítens esquecidos: Se o usuário perder alguma coisa durante uma viagem com o app da Uber, pode pedir ajuda pelo aplicativo. Basta acessar Viagens > Encontrar objeto perdido > Entre em contato com o seu motorista para perguntar sobre um objeto perdido.

Mesmo nos momentos de celebração, para a Uber segurança é prioridade. Por isso, listamos algumas dicas para que o usuário possa conferir e ativar os recursos disponíveis no aplicativo antes mesmo de iniciar sua viagem. Desde antes de entrar no carro, até depois de chegar ao seu destino existem opções que podem ajudar a proporcionar uma experiência melhor. Confira alguns deles:
 

U-Acompanha (Contatos de Confiança): Usuários e motoristas parceiros podem compartilhar suas viagens em tempo real com contatos de confiança cadastrados previamente no aplicativo a um simples toque. Para isso, basta acessar a plataforma e clicar em “Configurações”, e em seguida “Gerenciar contatos de confiança”. Lá é possível adicionar os contatos e selecionar se deseja ser lembrado para o compartilhamento e com qual frequência: se antes de cada viagem, à noite (das 21h às 6h), ou se não deseja ser lembrado e prefere compartilhar manualmente.
 

U-Ajuda: A tecnologia GPS identifica paradas longas, término de uma viagem antes do esperado ou desvio de rota e ativa um alerta, direcionando usuários ou motoristas parceiros a opções de suporte e ferramentas de segurança. O recurso deve ser ativado em "Configurações".
 

Além das ferramentas acima, que podem ser preparadas antes de iniciar a viagem e são encontradas no campo Checagem de Segurança, o aplicativo da Uber conta com outros recursos de segurança para serem utilizados durante a viagem se necessário:
 

U-Áudio (Gravação de Áudio): Permite que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante as viagens com o aplicativo para reportar pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber (que possui a chave da criptografia) se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.
 

U-Help (Ligar para a Polícia): Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190 em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem.
 

U-Check (Padrões de Segurança do Motorista Parceiro): Neste campo, os usuários podem conhecer os altos padrões de segurança que a Uber tem para motoristas parceiros, como checagem de documentos e apontamentos criminais, verificação de identidade em tempo real por meio de selfie, etc.
 

A Uber possui um filtro de detecção de mensagens inapropriadas (U-Filtro) enviadas no bate-papo do aplicativo que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa. Este processo de revisão pode levar à desativação permanente da conta do usuário ou motorista.
 

Também é importante destacar que todas as viagens pelo aplicativo Uber possuem seguro de Acidentes Pessoais (U-Seguro) que cobre desde o momento em que o motorista aceita a viagem até o último usuário deixar o veículo. O seguro inclui despesas médicas hospitalares em caso de acidente, casos mais graves como invalidez permanente, entre outras coberturas que garantem sua proteção.
 

Saiba mais sobre a segurança na Uber aqui.
 

Sobre a Uber
 

A missão da Uber é criar oportunidade pelo movimento. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 35 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.