Advertisement

Barra Mansa é finalista no prêmio Cidades Excelentes

Município concorre na categoria ‘Saúde e Bem-estar’ com o projeto ‘Fábrica de Óculos’


A Fábrica de Óculos de Barra Mansa segue se destacando. O projeto da prefeitura, que já ultrapassou 6 mil óculos entregues, está entre três finalistas na categoria ‘Saúde e Bem-estar’ do prêmio Cidades Excelentes, promovido através de uma parceria entre o Instituto Aquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. Na manhã desta sexta-feira, dia 28, o prefeito Rodrigo Drable comemorou a presença na premiação durante mais uma entrega de óculos aos moradores.
“A Fábrica de Óculos é motivo de muito orgulho para nós. É um projeto essencial, que surgiu a partir de uma demanda que identificamos pela população estar com a qualidade de vida comprometida por conta da dificuldade de enxergar. O nosso trabalho a cada dia ganha mais notoriedade e reconhecimento. Já recebemos representantes de diversos municípios que vieram conhecer o que nós desenvolvemos e, agora, estamos entre os finalistas de um prêmio de relevância nacional. Para nós, o dia de entrega é um dia de festa e hoje os motivos para comemorar são maiores”, declarou o prefeito.
O gerente da Fábrica de Óculos, Joel Valcir, falou da importância do reconhecimento. “É um sinal de que nosso trabalho está sendo bem feito. Já foram mais de 6 mil unidades entregues à população, com cerca de R$4 milhões investidos para melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Estar entre os três finalistas é um estímulo muito grande, não só pra mim, mas também para toda a equipe seguir trabalhando para a cada dia atender da melhor forma possível”, disse Valcir.

100 unidades entregues
Na solenidade desta sexta-feira, uma nova remessa com cerca de 100 óculos foi entregue à população pelo prefeito Rodrigo Drable, que estava acompanhado pela vice-prefeita Fátima Lima e o gerente de Relações Comunitárias, Vicente Reis.
Um dos beneficiados foi Laércio Antônio Bustamante, de 63 anos, que além de receber os novos óculos, passou também pelo serviço de cirurgia de cataratas, oferecido pela Secretaria de Saúde. “Eu passei pela cirurgia de catarata, além disso também tive edema, que precisei de exames e aplicações. Todos os procedimentos e atendimento foram realizados pelo SUS, através da prefeitura. Agora, graças a Deus, está tudo bem! Sou muito grato por todo o atendimento que recebi e hoje estou aqui para pegar meus óculos. A sensação de estar enxergando bem é muito boa”, comemorou.
A Fábrica de Óculos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, na Rua Luis Ponce, 263, no Centro. A unidade beneficia estudantes da rede pública municipal e idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos, do Asilo Vila Vicentina e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).