Advertisement

ApexBrasil lança no Rio de Janeiro o programa de capacitação de empresas para exportação


No dia 09 de novembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação no Rio de Janeiro: um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da ApexBrasil com a PUC-Rio, pelos próximos 24 meses. O evento de lançamento será realizado no auditório do IAG, a Escola de Negócios da PUC-Rio.

 

O Núcleo tem sede no município do Rio de Janeiro. O objetivo é qualificar 250 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos ou serviços no mercado internacional. A prioridade é atender os principais setores produtivos da região. No decorrer da execução do Programa, contudo, outros setores estratégicos poderão ser incorporados.

 

O PEIEX vem sendo executado no estado do Rio de Janeiro desde 2011, e esta será a quinta vez em que o Estado abrigará o programa. Nas 4 edições passadas, 836 empresas foram atendidas no total . Enquanto a primeira edição do programa no Estado teve escopo de atuação concentrado na Região Serrana, com destaque para as cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, as três edições seguintes foram executadas a partir da Região Metropolitana, com instalação do núcleo operacional do PEIEX na capital do Estado.

 

Para o evento de lançamento, estão programadas palestras como:

  • "Estudos e ferramentas para mapear oportunidades comerciais", realizada pela equipe de inteligência da ApexBrasil.
  • Apresentação dos Projetos da ApexBrasil e a Trilha Exportadora, realizada pelo representante do escritório da ApexBrasil na região sudeste.
  • “Quais as perguntas básicas que um plano de exportação de sucesso deve ser capaz de responder?”, realizada pelo pesquisador de pós-doutorado do Nucelo de Pesquisa em Negócios da PUC-Rio e monitor no PEIEX RJ, Henrique Pacheco.

 

Para o evento, é esperada a participação de representantes de importantes instituições de apoio a exportação, como Governo do Estado, Banco do Brasil, BNDES, Correios, Inmetro, Firjan, INPI, AEB, CECIEX, FCCE, FINEP e ACRJ.

 

Sobre o PEIEX

 

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Ao longo de 2021, o PEIEX atendeu e qualificou 4.894 empresas, por meio da execução de 36 convênios, nas 5 regiões do país. Desse total de empresas: 74,44% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 677 exportaram em 2021, com valor total de R$ 661,3 milhões (um aumento de 9,8% no valor exportado por esse mesmo conjunto de empresas, na comparação com 2020). Essas 677 empresas exportaram produtos de 17 segmentos em 2021, com destaque para: Alimentos e Bebidas (45,9%), Produtos Agropecuários (11,8%), Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos (7,8%), Metalurgia e Produtos de Metal (Exceto Máquinas e Equipamentos (7,3%) e Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (5,8%).

 

SOBRE A ApexBrasil

 

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

 

SOBRE A PUC-Rio

 

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição comunitária de Educação Superior, de acordo com Portaria 679, de 12/11/2014, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, filantrópica e sem fins lucrativos, que visa produzir e propagar o saber a partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tendo por base o pluralismo e debates democráticos, objetivando, sobretudo, a reflexão, o crescimento e enriquecimento da sociedade.

 

A internacionalização do ensino e o intercâmbio entre culturas e saberes são propostas acolhidas pela PUC-Rio diante de um mundo globalizado. O campus, construído em uma área de 104 mil metros quadrados, permite a integração entre cursos e possibilita o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. A PUC-Rio busca a excelência na pesquisa, no ensino e na extensão para a formação de profissionais competentes, habilitados ao pleno desempenho de suas funções.

 

A PUC-Rio é uma instituição dedicada à produção e transmissão do saber e sua área de atuação cobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Encontra-se entre as Universidades brasileiras que mais desenvolvem pesquisas e produção acadêmica. A Universidade possui cerca de 150 grupos de pesquisa, com 400 linhas de estudo diferentes, abrangendo as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Exatas e Tecnológicas. Dessa forma, a PUC-Rio vem sendo regularmente avaliada como a melhor Universidade privada do Brasil.

 

A PUC-Rio é 6ª melhor universidade entre as instituições brasileiras avaliadas pelo QS World University Rankings 2022, divulgado pela instituição britânica Quacquarelli Symonds. A Universidade permanece como vice-líder do Estado e como líder entre as instituições privadas fluminenses. O QS WORLD 2022 revelou as 1.300 melhores universidades no contexto mundial a partir de pesquisa cobrindo mais de 80 países. O ranking do instituto inglês baseia-se em seis indicadores: pesquisas de reputação junto a acadêmicos, pesquisas junto ao mercado de trabalho, proporção de professores por estudante, internacionalização do corpo docente e internacionalização do corpo discente.

 

SOBRE O IAG -- Escola de Negócios

 

A Escola de Negócios da PUC-Rio tem como principal objetivo a formação de profissionais da mais alta qualificação humana e técnica, para atuar na gestão de empresas públicas e privadas. Mais de cinquenta mil profissionais já passaram pelos cursos da Escola, que tem mantido uma posição de pioneirismo e excelência, criando e executando programas alinhados às mais modernas técnicas de gestão. Além dos cursos de Graduação, Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração de Empresas, a Escola oferece ainda diversos programas MBA e programas in company.

 

SOBRE O NUPIN -- Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais

 

O Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais (NUPIN) do IAG, a Escola de Negócios da PUC-Rio, foi criado em 2009 com o propósito de liderar a pesquisa sobre a internacionalização das empresas brasileiras e latino-americanas por meio de uma rede de pesquisadores brasileiros e vínculos com os principais centros pesquisas nos EUA, Europa e América Latina.

 

O NUPIN participa ainda do CIMaR -- Consortium for International Marketing Research, entidade que reúne pesquisadores em temas de marketing internacional de todo o mundo e da rede de pesquisa liderada pela Leeds University, do Reino Unido, e a Georgia State University, com participação de pesquisadores de vários países.

 

Todo o conhecimento gerado pelo NUPIN é transferido para a sociedade por meio de publicações em journals de alto impacto, livros e capítulos de livros, publicações técnicas, programas especializados de educação de executivos e projetos de consultoria e parcerias.

 

Dessa forma o NUPIN contribui para a qualificação e capacitação de empresas e executivos brasileiros, oferece suporte aos governos na elaboração de estratégias para a promoção da internacionalização e busca estreitar os laços entre academia e empresas.

 

SERVIÇO:

 

Lançamento do PEIEX Rio de Janeiro

 

Data: 09 de novembro de 2022

 

Horário: 16h-19h

 

Local: Auditório do IAG, PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente, 255, Gávea, Rio de Janeiro, RJ