Advertisement

‘Outubro Rosa’: Fátima Lima participa de ação na Clínica da Família da Vista Alegre

Atividades de conscientização, beleza e cuidados com a saúde aconteceram na unidade nesta segunda-feira

 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, está realizando uma série de ações alusivas à campanha ‘Outubro Rosa’. Na manhã desta segunda-feira, dia 17, as pacientes que estiveram na Clínica da Família Amilta Pedroso Marins, no bairro Vista Alegre, participaram de um café da manhã com palestra, orientações sobre saúde, autocuidado e sorteio de brindes. Elas puderam ainda, fazer maquiagem e sobrancelha.

A vice-prefeita Fátima Lima esteve na unidade acompanhando as ações e falou sobre a importância da conscientização à prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

“Com a correria do dia a dia, nós nos deixamos de lado, focando no trabalho, no cuidado dos filhos, marido, casa e outros familiares. Então essa é a importância do Outubro Rosa: lembrar-nos que precisamos cuidar de nós mesmas, realizando o autoexame, o preventivo e buscando sempre estar em dia com a nossa saúde”, destacou a vice-prefeita.

Neste ano a campanha traz o tema ‘Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?’, com o objetivo de divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

A enfermeira responsável pela Clínica da Família da Vista Alegre, Eliane Débora, destaca que passamos por um período muito difícil com a pandemia de Covid-19 e muitas pessoas deixaram os demais cuidados com a saúde de lado.

“Com isso, muitas mulheres não realizaram o exame preventivo, por exemplo. Todos os meses o Ministério da Saúde traz à tona um tema e utiliza as cores para sinalizar. A temática deste ano para o Outubro Rosa vem ao encontro a essa situação vivida no período pandêmico e é uma pergunta para se colocar em prática, no caso das mulheres, para lembrá-las da  importância do autoexame de mama e dos exames preventivos”, explicou a enfermeira.

Além de palestras e orientações, durante rodas de conversa, a médica Patrícia Maciel Parussulo, contou sua trajetória com o câncer de mama. “Agora eu falo não apenas como médica, mas sim como paciente. Aos meus 17 anos descobri meu primeiro nódulo benigno na mama, procurei um médico e ao longo do tempo fiz o acompanhamento. Até a descoberta do tumor, aos 43 anos, eu já havia detectado outros nódulos, sempre graças ao autoexame”, disse Patrícia, acrescentando o quanto é importante conhecermos o nosso corpo:

“Foi dessa forma que eu consegui descobrir o meu câncer, ainda em estágio inicial, com um tumor de um centímetro. Passei por todas as fases do tratamento, precisei tirar a mama, fiquei careca e estou aqui, bem e mostrando a importância de iniciar o cuidado desde cedo. Precisamos ficar atentas aos sinais que o nosso corpo nos dá. O Outubro Rosa é apenas um lembrete, pois o cuidado deve acontecer o ano inteiro”, concluiu a médica.