Advertisement

Mestre Ambrósio anuncia uma série de shows em celebração aos 30 anos de carreira, em São Paulo e Recife, com a formação original

Em clima de comemoração, a banda se encontra em apresentações que revisitam sua trajetória na música brasileira

O Mestre Ambrósio ressoa como uma das mais importantes bandas do movimento Manguebeat, mas, há quase 20 anos, o grupo não se reunia nos palcos para dividir a imagética que marca a relação que mantém com o público. O marco de 30 anos de um dos mais influentes movimentos da música brasileira, porém, inspirou um reencontro de Siba (vocal, guitarra e rabeca)Eder “O” Rocha (percussão)Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro)Cassiano (vocal e percussão) Mazinho Lima (baixo e coro) e Mauricio Bade (percussão e coro), que anunciam uma turnê de sete shows, em São Paulo e em Recife, com datas até 2023, para comemorar também os 30 anos da banda.

Com a estreia marcada para os dias 4, 5 e 6 de novembro, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, Mestre Ambrósio revisita o repertório dos três álbuns da carreira (Mestre AmbrósioFuá na Casa de Cabral e Terceiro Samba) com a formação original. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 25 de outubro pelo site do Sesc SP e nas unidades Sesc do Estado de São Paulo. Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, a banda se apresenta nas unidades do Sesc JundiaíSorocaba e Itaquera, respectivamente.

Em 7 de janeiro de 2023, a banda regressa à cidade natal, Recife, com show no Clube Português do Recife. “Estamos com muita vontade de voltar ao Nordeste, porque, mais do que nunca, a mensagem da banda fala de um Nordeste e de um país importantes e necessários agora. A gente quer voltar para nossa terra”, conta Siba.

Para ele, a sequência de shows tem clima de “reencontro de amigos” e carrega o poder de mobilizar o público com a mensagem da diversidade e da valorização da cultura brasileira, dois elementos centrais do Manguebeat. “A gente faz esses shows para lembrar que o Brasil tem necessariamente que se assumir enquanto diverso, valorizar a sua herança indígena e africana, a cultura popular. Mestre Ambrósio nada mais é do que uma parte disso e, por isso, cabe no presente também”.

No repertório, “Pé de Calçada”, “Se Zé Limeira Sambasse Maracatu”, “Vó Cabocla” e “Fuá Na Casa de Cabral” e outros sucessos da banda, que levará às apresentações a tradicional figura do Mestre Ambrósio, personagem do folguedo Cavalo Marinho, da região da Zona da Mata Norte pernambucana,  feito por Helder Vasconcelos. “Ao nos reunirmos, ativamos muito rapidamente nossa memória musical e corporal e a expectativa agora é de um encontro com o público com muito carinho e respeito”, explica o percussionista. “Pela repercussão no perfil do Mestre Ambrósio nas redes sociais, também já vimos que se formou uma grande rede de afeto dos fãs e é aí que mora a magia”.

A celebração dos 30 anos da banda também será marcada pelo lançamento, em vinil, do primeiro disco da carreira do Mestre Ambrósio, pelo selo Marafo Records. “O primeiro disco em vinil é um retorno a um trabalho de quase 30 anos atrás e que ainda tem coisas pra dizer ao presente”, contextualiza Siba. 

Formada em 1992, Mestre Ambrósio é uma banda recifense com carreira nacional e internacional, com turnês pela Europa, em países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda, nos Estados Unidos  e pelo Japão entre os anos 1990 e o início dos anos 2000. 

 

Agenda de Shows:
4, 5 e 6 de novembro de 2022 | Sesc Vila Mariana, SP
16 de novembro de 2022 | Sesc Jundiaí, SP
17 de novembro de 2022 | Sesc Sorocaba, SP
18 de novembro de 2022 | Sesc Itaquera, SP
7 de janeiro de 2023 | Clube Português do Recife, PE