Advertisement

Ligações de telefone móvel para a central 135 serão gratuitas

 

Licitação para contratação do serviço está prevista para 16/11



Foi publicado no Diário Oficial o edital para contratação de empresa que viabilizará a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de telefone celular. Hoje, apenas as ligações feitas por telefone fixo são gratuitas. Quem liga para o 135 pelo celular, paga o preço de uma ligação local.


Valores e abrangência

 

O valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões, para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação. Além disso, conforme previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista o dia 16 de novembro.
 

A gratuidade beneficiará cerca de 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. À época, estimou-se que cerca de cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone celular.
 

A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.


A Central de atendimento 135

A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone.
 

Atualmente, conta com três unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5,6 mil colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS.
 

Até setembro de 2022, já foram atendidas mais de 30 milhões de chamadas.
 

A Central funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

 

Secretaria Especial de Comunicação Social


Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.