Advertisement

Escolas Municipais recebem projeto de educação e prevenção em saúde bucal


Dando continuidade a ações de prevenção e saúde bucal, do Projeto de Extensão para a Saúde Bucal Sem Fronteiras, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (24), alunos da Escola Municipal Maria José de Aquino, no bairro Vila Odete, receberam a equipe de profissionais.


A ação está sendo realizada por alunos da Faculdade de Odontologia da UFRJ e intercambistas da ACTA, da Holanda. A iniciativa faz parte de uma parceria das Secretarias de Educação e de Saúde de Itatiaia, com a Coordenação de Projetos de Extensão Sem Fronteiras para Prevenção da Saúde Bucal, da UFRJ.


Em Itatiaia, há duas semanas, o projeto vem atendendo crianças de 5 a 11 anos e acontecerá até o fim dessa semana. Os profissionais avaliam as condições de saúde bucal das crianças, que recebem um kit com escova dentária, pasta de dentes e um sabonete e orientações sobre uma escovação correta. Além disso, estão sendo levantados dados como conhecimento, hábitos e atitudes de saúde oral para a confecção de um diagnóstico.


— Nosso objetivo é saber como são os hábitos dessas crianças e adolescentes pra que possamos dar um retorno ao município com ações necessárias que unam odontologia, nutricionista, psicólogo, um equipe multiprofissional - explicou a coordenadora de Projetos de Extensão Sem Fronteiras para Prevenção da Saúde Bucal, da UFRJ.


De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal de Itatiaia, Flávia Borchert

Pereira, os alunos que precisam de tratamento odontológico, serão encaminhados às unidades básicas de saúde dos bairros.


— Caso seja uma criança de 5 anos de idade, que ainda possa não ter entendimento do que vai ser feito na cavidade oral dela, a dentista encaminhará para a odontopediatra do Centro de especialidades odontológicas e lá essa criança vai poder realizar todo o tratamento necessário - relatou Flávia.