Advertisement

Em evento do setor de habitação, MDR apresenta novas medidas aprovadas pelo Conselho do FGTS

 

Durante palestra no Construa Minas, secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, destacou mudanças no Programa Casa Verde e Amarela
 

Brasília (DF), 19/10/2022 -- O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) participou, nesta quarta-feira (19), da 1ª edição do evento “Construa - Onde a Construção do Brasil se encontra”, realizado em Belo Horizonte (MG). O secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, apresentou novas medidas aprovadas pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).


O secretário foi palestrante do Painel 3, que debateu o futuro dos programas habitacionais e fontes de recursos para o financiamento imobiliário. Entre as medidas apresentadas está a expansão de R$ 1 bilhão em subsídios para o Programa Casa Verde e Amarela em 2023. A medida vai beneficiar famílias com renda até R$ 4,4 mil, com estimativa da construção de mais de 370 mil unidades habitacionais.


Além disso, Alfredo dos Santos destacou a proposta aprovada pelo conselho que regulamenta o uso de depósitos futuros do FGTS em prestações de financiamento imobiliário. “Foi uma mudança de paradigma, pois é a oportunidade de o trabalhador tomar uma decisão exclusiva, sem nenhum tipo de imposição, de utilizar os depósitos futuros para a ampliação da compra do imóvel. Foi uma discussão ampla, muito complexa”, comentou.


O evento está sendo realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), em parceria com mais de 20 entidades da cadeia produtiva do setor no estado e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com atividades até esta sexta-feira (21).


O encontro tem como objetivo promover o debate com especialistas sobre temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário em âmbito nacional e estadual, fortalecendo e fomentando o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da indústria da construção e da economia brasileira. Com o lançamento do evento, o intuito da CBIC é promover edições regionais em todo o País.


Além do secretário, participaram do debate Élson Povoa, vice-presidente da CBIC e membro do Conselho Curador do FGTS; Celso Petrucci, presidente da Comissão da indústria Imobiliária (CII) da CBIC; Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC; Maria Henriqueta Arantes, consultora da CBIC; e Renato Michel, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG).