Advertisement

Cultura celebra Vinicius de Moraes, em Itatiaia, com apresentações nesta quarta, dia 19


A Casa da Cultura de Itatiaia recebe nesta quarta-feira, dia 19, às 19h, o espetáculo: “Vivendo Vinícius”, que fará uma homenagem ao álbum homônimo gravado em 1999 por Miúcha, Baden Powell, Toquinho e Carlos Lira.

O show que integra a “Semana Municipal do Artista Vinicius de Moraes” (em cumprimento à Lei de n.º 915 de 2018) é uma realização da Superintendência de Cultura e contará com a apresentação do Trio da Cultura, formado pelos artistas Thiago Góes, Ney Batera e Alisson Vianna.

— Vinícius de Moraes é sempre uma inspiração! Pode perguntar para qualquer artista, seja na literatura, na música, poesia. Sabemos o quanto é importante fomentar iniciativas como essas que valorizam a cultura como ferramenta de transformação social e valorização das pessoas. Nosso trabalho à frente da Cultura é mostrar que aqui em Itatiaia temos um lugar seguro para nos desenvolvermos em nossas potencialidades humanas. Esse é um compromisso de todos nós — Afirma o superintendente de Cultura, Thiago Góes.

No espaço “Mostra Cultural” também serão expostos os trabalhos dos alunos das escolas municipais Reinaldo Maia Souto e Ana Elisa Lisboa Gregori, contando um pouco da vida e da obra deste grande nome da cultura brasileira.

Ainda de acordo com a programação cultural serão apresentados os trabalhos de estudantes que participaram dos “Encontros Literários” promovidos pela Biblioteca Pública Municipal de Itatiaia Dona Mariúcha (BIPUIM), que exibirá o resultado do concurso de poesias: “Itatiaia, Cidade e Poesia”.

Os visitantes terão um espaço dedicado, onde poderão se inspirar nas criações do ‘Poetinha’ para dar voz à imaginação e produzir redações e poesias para serem declamadas ao vivo.

Seguindo com a programação: os alunos do curso de teatro da Casa da Cultura sobem ao palco, às 20h, para dramatizar versos do poeta com a peça original: “As Últimas Horas”, que destaca trechos dos poemas e da literatura para serem interpretados pelos personagens inspirados no cotidiano vivenciado pelos munícipes.

O evento é aberto ao público e indicado para todas as idades. A Casa da Cultura fica localizada à Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, no Centro. Mais informações também pelo telefone: (24) 3352-2077.

Programação:

19h - Abertura - Bruno Barreto (poema pôr-do-sol em Itatiaia)
19h30 - Trio da Cultura – formado por artistas Thiago Góes, Ney Batera e Alisson Vianna.
20h – Apresentação do Teatro (As Últimas Vontades) + Poemas para Vinícius.
20h:30 – Archelaus Alexandre (encerramento).

Um pouco mais sobre a passagem do poeta Vinícius de Moraes por Itatiaia

Vinícius de Moares, “O Poetinha”, como ficou conhecido, é símbolo da boemia carioca. Suas obras, por sua notoriedade, receberam influencias e inspirações nas mais diversas visitas à Itatiaia. Esses registros criaram marcas significativas em suas obras e nos conduz por entre o sonhar de suas poesias, como em ‘Pôr-do-Sol em Itatiaia’, trazendo uma atmosfera das belezas naturais da região.
A iniciativa de promover a divulgação dos trabalhos, para além do cumprimento legislativo, resgata as características e a memória do movimento Bossa Nova e MPB, nas mais diversas modalidades artísticas.