Advertisement

Com aquecimento do setor de franquias, Água Doce abriu 800 postos de trabalho no 1º semestre

 

Abertura de empregos formais da empresa segue a tendência divulgada pela PNAD, que mostra uma redução na taxa de desemprego no Brasil
 

São Paulo (SP), setembro de 2022: Segundo os dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua) divulgados pelo IBGE, o Brasil teve uma queda na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2022, recuando para 9,1%. A retomada de diversos setores influenciou o aquecimento do mercado de trabalho. Um dos destaques é o setor de franchising que, entre abril e junho deste ano, teve um crescimento de geração de emprego de 12,5%, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
 

Na rede de franquias de alimentação fora do lar Água Doce Sabores do Brasil, o primeiro semestre de 2022 teve um saldo positivo, permitindo o crescimento do faturamento em 77%, em comparação com o mesmo período de 2021, decorrente do atendimento presencial, que já era muito forte antes da pandemia, e com o serviço de delivery, projeto de transformação digital colocado em prática durante o fechamento do comércio a partir de 2019. Em termos de contratações, a marca abriu 800 postos de trabalho, sendo distribuídos nas 80 operações da empresa localizadas em sete estados brasileiros. Com o ingresso dos novos funcionários, a franquia investiu na capacitação dos profissionais para continuar oferecendo aos clientes um ambiente aconchegante, moderno e familiar, além de servir pratos saborosos e de qualidade inspirados na culinária brasileira.
 

“A Universidade Corporativa da Água Doce foi e é fundamental para qualificar os profissionais, além de proporcionar a eles oportunidades de crescimento dentro do seu ambiente de trabalho. Com diferentes cursos, que atendem os funcionários aos empresários proprietários de uma operação da marca, a plataforma conta com trilhas específicas para cada função dentro do negócio, estimulando a equipe e melhorando a gestão dos processos operacionais. 100% online, a ferramenta permite um treinamento à distância, facilitando as contratações e reciclagem dos times”, detalha Júlio Bertolucci, diretor de franquias da rede.
 

Além do aquecimento do setor de franquias, o segmento de Food Service obteve o segundo maior faturamento dentro do franchising. Na Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF, as marcas de Alimentação -- Food Service se destacaram, alçando um faturamento de R$ 8,7 bilhões no 2º tri de 2022, 22,3% a mais do que no mesmo período de 2021. Já o número de unidades no segmento cresceu 9,8%. No semestre, a variação foi de 16%, chegando a R$ 15,9 bilhões. Esse desempenho foi alavancado pelo maior fluxo de consumidores em ambientes físicos, como bares, restaurantes e até praças de alimentação em shopping centers, assim como datas comemorativas de Páscoa e Dia das Mães, que tradicionalmente aquecem as vendas, além da manutenção do delivery em níveis elevados.
 

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.