Advertisement

CAIXA OFERECE AOS SEUS CLIENTES A CONTRATAÇÃO DO CONSIGNADO AUXÍLIO


 

Empréstimo pode ser contratado no CAIXA Tem, nas lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências e oferece até 24 meses para pagar

 

A CAIXA lançou, nesta terça-feira (11/10), o Consignado Auxílio. O beneficiário que precisar do empréstimo poderá solicitar pelo CAIXA Tem, acessando a opção “Empréstimos” > “Simular e Contratar” > “Empréstimo Consignado”. A contratação também pode ser feita nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e agências da CAIXA.

 

A prestação máxima do Consignado Auxílio poderá ser de até 40% do benefício base. O empréstimo tem prazo de até 24 meses, com taxa de 3,45% a.m. e parcelas de, no mínimo, R$ 15. É vedado às instituições financeiras oferecer prazo de carência para pagamento da primeira prestação e a cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou de qualquer outra tarifa administrativa.

 

O crédito é realizado na mesma conta em que o cliente recebe o benefício. As prestações são debitadas diretamente no benefício, reduzindo o valor a ser recebido mensalmente durante o prazo de vigência do contrato.

 

O cliente precisa autorizar a instituição financeira a acessar suas informações pessoais e bancárias necessárias para a contratação. Na CAIXA, a autorização pode ser feita por meio do CAIXA Tem, nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e nas agências.

 

Para contratar, os clientes devem estar com o benefício ativo e recebendo há mais de 90 dias. Além disso, precisam ser elegíveis quanto às demais regras dessa linha de crédito, que podem ser consultadas na página do Consignado Auxíliono site da CAIXA.

 

Nos casos de clientes que ainda não realizaram a atualização cadastral no CAIXA Tem, é necessário enviar o documento de identidade de forma digital, tirar uma foto “selfie” e informar a renda mensal e o endereço, seguindo o passo a passo do aplicativo. Certifique-se de estar com a versão mais atualizada do aplicativo. Mais informações estão disponíveis no site do CAIXA Tem.

 

Informações aos beneficiários:

 

No ato da contratação, as instituições financeiras devem informar ao beneficiário que deseja contratar o empréstimo:

  • Valor total contratado com e sem juros;
  • Taxa efetiva mensal e anual de juros;
  • Acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários que incidem sobre o crédito contratado;
  • Valor, quantidade e periodicidade das prestações;
  • Soma do total a pagar ao final do empréstimo;
  • Data do início e fim do desconto;
  • Valor líquido do benefício restante após a contratação;
  • CNPJ da agência bancária que realizou a contratação quando realizado na própria rede, ou o CNPJ do correspondente bancário e o CPF do agente subcontratado pelo anterior, acrescido de endereço e telefone;
  • Valor da comissão paga aos terceirizados contratados pelas instituições financeiras para a operacionalização da venda do crédito.

Orientação Financeira:

 

A CAIXA orienta aos seus clientes sobre a importância de se utilizar o crédito de forma consciente. Antes de contratar, é preciso definir a destinação do valor emprestado ou o produto a ser adquirido, buscando as melhores taxas e a utilização do valor de forma assertiva. Clientes que possuem empréstimos com taxas de juros elevadas podem verificar se o consignado tem taxas mais acessíveis e utilizar o valor para liquidação de dívidas mais caras.

 

Se o valor for utilizado para comprar algum bem, é importante que o cliente avalie a real necessidade do produto e o seu custo-benefício. Na contratação do empréstimo, o tomador deve levar em conta o valor das parcelas e seu enquadramento no orçamento familiar.

 

Mais dicas:

■ Anotar o que ganha e o que gasta para melhor controle;

 

­■ Pagar as contas em dia, evitando as multas e os juros;

 

­■ Sempre que possível, pagar à vista, negociando descontos;

 

■ Usar empréstimo para iniciar ou ampliar um negócio próprio;

 

■ Evitar contrair novas dívidas, antes de quitar as anteriores, exceto se for utilizar o valor para liquidar compromissos com taxas de juros mais elevadas.

 

O banco oferece dicas e aulas on-line com orientações financeiras no site da CAIXA.