Advertisement

Até domingo: Escola Firjan SESI está com 560 vagas gratuitas para Ensino Médio com Curso Técnico do SENAI no Sul e Centro-Sul Fluminense

As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 30 de outubro, para 5 escolas distribuídas na região. Podem concorrer às vagas jovens com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo

 

Jovens do Sul e Centro-Sul Fluminense, que estejam cursando ou tenham terminado o 9º do Ensino Fundamental, podem se candidatar até este domingo (30/10) ao processo seletivo de 560 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio da Escola Firjan SESI com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI. As oportunidades estão distribuídas em 5 unidades para aulas em turno integral em 2023. O edital completo e as inscrições devem ser realizadas no site da Escola Firjan SESI www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio.

No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo (alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade - confira detalhes no edital) e apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan SESI e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital).

Para o Sul e Centro-Sul Fluminense as oportunidades serão distribuídas entre as unidades de Barra do Piraí (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); Barra Mansa (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Resende (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Três Rios (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); e Volta Redonda (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD).

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, destaca que a proposta da instituição é investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico sustentável coerente com os desafios do século XXI. “A Escola Firjan SESI reforça sua proposta de formação integral, com o Novo Ensino Médio com itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI, agregando a perspectiva das Áreas de Conhecimento, da Criatividade e das Tecnologias, para preparar os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho, da inovação e da continuidade de estudos”.

O início das aulas está previsto para 6 de fevereiro de 2023. Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.

Novo Ensino Médio da Firjan Sesi com itinerário de formação técnica em parceria com a Firjan Senai

Em sintonia com a nova legislação, o Novo Ensino Médio da Firjan SESI agrega à formação geral, ancorada na Base Nacional Comum Curricular, um itinerário de formação técnica em parceria com a Firjan SENAI, com diferentes possibilidades em cada escola. Além disso, os alunos irão complementar sua formação em um itinerário integrado que traz 2 clubes de área de conhecimento a serem escolhidos a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e opção de aulas de robótica para desenvolvimento científico, ou de arte/maker, com foco no desenvolvimento da criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica.

 

O Itinerário de Formação Técnica em cada escola irá oferecer ao menos duas opções, conforme sua vocação regional (conferir no edital a oferta de cada escola): Logística, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Mecatrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Internet das Coisas, Eletromecânica, Mecânica, Sistema de Energias Renováveis, Vestuário, Planejamento e Controle de Produção, Eletroeletrônica, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Design Gráfico, Multimídia, Informática, Programação de Jogos Digitais, Manutenção Automotiva, Alimentos, Confeitaria, e Edificações.