Advertisement

SETEMBRO AMARELO: RESENDE PROMOVE AÇÕES EM ALUSÃO À CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Ações seguem até o fim do mês em diferentes pontos da cidade pa

Dentre as diferentes ações que marcam o mês de setembro, a Campanha de Prevenção ao Suicídio é uma das que ganha bastante notoriedade. Pensando nisso, a Prefeitura de Resende irá realizar uma série de atividades para conscientizar a população sobre a prevenção de suicídios.

As atividades começaram no último dia 11 com a Corrida Amarela na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Também aconteceu uma roda de Terapia Comunitária Integrativa com o tema “Conversando sobre o Sentido da Vida e Saúde Mental” no Ambulatório Ampliado de Saúde Mental. 

As ações continuam neste sábado, dia 17, entre 10h e 13h, no programa Resende Cidadã, que acontece no Centro Municipal de Educação Infantil Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio, no bairro Morada da Barra (confira cronograma completo abaixo).

- Conforme os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, tirando os casos de subnotificação. Somente no Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, sendo, em média, 38 casos de suicídio diário. Por isso, é necessário que tenhamos muito cuidado e atenção nesta causa. Também devemos levar em consideração que não é apenas no mês de setembro que precisamos lutar por esta causa. Aqueles que sofrem de depressão devem ser olhados com muita atenção e respeito - explicou o secretário de Saúde, Jayme Neto. 


Precisa de ajuda e não sabe onde procurar? 

A Prefeitura de Resende dispõe de diferentes meios para que a população possa procurar ajuda: 

- Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori

- Unidade de Pronto Atendimento

- Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188

- Samu pelo 192

- Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde)

- CAPS Casa Aberta – Avenida General Fonseca 1584 – Vila Julieta

- CAPS AD – Avenida Riachuelo 31 – Liberdade

- CAPSi – Rua Pandiá Calógeras – 205 – Jardim Jalisco

- Ambulatório Ampliado de Saúde Mental - Avenida Riachuelo 115 – Liberdade


Cronograma completo de atividades:

11/09
Corrida Amarela em parceria com SEMEL – 9h AMAN

14/09 

Rode de Terapia Comunitária Integrativa com o tema “Conversando sobre o Sentido da Vida e Saúde Mental” – 9h - Ambulatório Ampliado de Saúde Mental

17/07 

Resende Cidadã – 10h às 13h – Centro Municipal de Educação Infantil Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio – Morada da Barra

20/09 

Fórum de Saúde Mental destinado aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial com o tema: “Onde há Vida, Há Solução”

22/09 

Roda de Conversa com os acadêmicos da Universidade Estácio de Sá – 15h

23/09

Roda de conversa: “Valorizando a vida”  - 9h - Santa Casa de Misericórdia

Conscientização e acolhimento na Sede Administrativa da PMR: Saúde Mental, Saúde do Trabalhador, Universidade Estácio de Sá e Cruz Vermelha Brasileira