Advertisement

Secretaria municipal e Falconi desenvolvem projeto para colocar educação pública do Rio em destaque nacional e reforçar alfabetização infantil


Parceria visa a superar desafios como, por exemplo, índices de aprendizagem, frequência escolar, estrutura física das instalações e carência de pessoal
 

Colocar a educação pública do Rio de Janeiro com destaque nacional, reduzir a desigualdade entre as escolas e alcançar, até 2024, mais de 90% dos estudantes alfabetizados até o fim do 1º ano. Numa parceria em desenvolvimento com a Secretaria municipal de Educação (SME), a Falconi, consultoria de gestão empresarial e de pessoas, vai ajudar a construir uma engrenagem de mudanças positivas nas cerca de 1,5 mil unidades escolares da capital fluminense e superar desafios como, por exemplo, índices de aprendizagem, frequência escolar, estrutura das instalações e carência de pessoal.
 

“É um processo de mudança cultural no sistema educacional do município do Rio conduzido a partir de um direcionamento estratégico e suportado pela implantação de uma governança de resultados, por um maior envolvimento das pessoas e pelo aperfeiçoamento da gestão. Um trabalho de base para elevar o nível de excelência do ensino a médio prazo, com resultados efetivos a partir de 2023. O objetivo é transformar a educação para a educação transformar o Brasil”, conta o diretor dos segmentos de Educação, Serviços de Saúde, Saneamento e Governos da Falconi, Vinicius Brum.
 

Segundo a organização Todos pela Educação, 2,4 milhões de crianças entre 6 e 7 anos de idade não sabem ler e escrever no país -- aumento de 65,6% em relação a 2019. A situação foi exacerbada pela pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas presenciais e obrigou redes de ensino a se adaptarem nos últimos dois anos. O secretário municipal Antoine Lousao cita a importância de fortalecer a base educacional, apontando que a capacidade de alfabetização, apesar de avanços recentes, ainda é pequena na capital.
 

"Deve-se alinhar os indicadores para termos mais alunos de 1º ano alfabetizados. É desafiador, mas temos ferramentas necessárias para suprir lacunas de educação a partir dos planos de ação. Nós não renunciaremos aos resultados propostos. Queremos ser referência de educação básica, com resultados que estejam à altura disso”, diz Lousao.
 

O trabalho está dividido em quatro grandes grupos: Impacto Educacional, assegurando aprendizagem na idade certa com equidade entre os alunos; Educação e Cultura Digital que propiciem acesso e apropriação de conteúdos e práticas inovadoras como fator de inserção social; gestão para melhorar a eficiência operacional e de gastos; e valorização pessoal para qualificar e engajar profissionais com construção de liderança entre eles.
 

Um encontro no dia 18 de agosto, no Rio, reuniu centenas de professores, diretores e colaboradores das escolas para apresentar metas propostas e compartilhar desafios que estão pela frente. Os encontros são bimestrais. Inicialmente, 130 unidades consideradas prioritárias têm sido visitadas por consultores da Falconi. Além deles, colaboradores da SME foram capacitados como consultores internos para serem agentes educacionais.
 

A Líder de Segmento da Falconi Izabela Lanna Murici participou da primeira cerimônia.
 

"Essa reunião teve um grande significado. Iniciou uma mudança na cultura da rede para fortalecer a prática de gestão para resultados educacionais, buscar o entendimento dos problemas e causas, analisar dados e propor as soluções. Só de forma integrada e com atuação sistêmica será possível alcançar resultados sustentáveis", comenta Izabela.
 

A atuação da Falconi carrega um histórico de bons resultados. Entre 2010 e 2012, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SES-RJ) levou o estado da 2ª pior posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o quarto lugar. Além disso, trabalhos aplicados nos estados do Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Pernambuco também já apresentaram resultados relevantes nos últimos anos.
 

Sobre a Falconi

A Falconi é a maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas. Sua atuação é marcada pelo uso de tecnologia de ponta e inteligência de dados para acelerar a geração de valor sustentável para seus clientes. Com projetos em mais de 40 países, atua em 50 diferentes segmentos da economia, diferenciando-se pela reconhecida capacidade de implementação de projetos a nível estratégico (estratégia, modelo de negócios e estrutura organizacional), tático (implementação e alinhamento de processos e metas) e operacional (alinhamento e acompanhamento de operações).
 

Em 2017, iniciou expansão para outros segmentos - através de spinoffs, lançamento ou participações acionárias e criação de novas unidades de negócios na consultoria. Hoje, como grupo, reúne uma dezena de marcas e conta com operações nas áreas de desenvolvimento de pessoas; de softwares e aplicativos para gestão; de investimentos privados e no segmento editorial, entre outros. Também ampliou o escopo da própria consultoria para incluir o atendimento especializado para médias empresas. O grupo conta com um time de mais de 1.200 talentos, espalhados por quatro continentes, e tem escritórios no Brasil, Estados Unidos e México.