Advertisement

Primavera de Museus insere Volta Redonda em evento nacional

Volta Redonda participa da 16ª edição da Primavera de Museus através da realização de evento cultural no Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro. Com o tema “Independência e Museus – Outros 200, Outras Histórias”, o evento que nesta edição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Volta Redonda por intermédio da Secretaria de Cultura, forma uma rede nacional integrada de 19 a 22 de setembro, para a valorização do conhecimento e memória de diversas fontes e matrizes culturais. A abertura oficial será no dia 19, a partir das 19h, com participação especial da Banda e Coral Municipal que irão se apresentar no gramado da instituição.
Fundado há 10 anos, o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro de Volta Redonda – MMTB-VR tem a missão de guardar a memória e a história dos que fizeram da industrialização do Brasil um objetivo de vida. “As memórias dos arigós, como eram conhecidos os operários que trabalhavam na construção da cidade, formam um acervo importante para a história do Brasil que necessita ser valorizado”, afirma Kikah Monteiro, presidente do Museu; e numa homenagem a esses trabalhadores que vieram de várias partes do Brasil para construir a Usina e a cidade de Volta Redonda, o destaque fica por conta da exposição Memórias, Suor e Aço. “Vale a pena conferir, afinal em tempos obscuros e tenebrosos onde querem apagar toda e qualquer memória dos tempos em que a Companhia era Estatal, homenagear os verdadeiros trabalhadores é nossa missão enquanto Museu”, completa Ângela do Bem, diretora e museóloga da instituição.
Outro destaque será a mostra, agora repaginada, da coleção “O Lingote”, informativo que marcou a vida social e cultural dos trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional durante a fundação da cidade entre as décadas de 1950 a 1970, doada ao Museu do Trabalhismo em 2012 na ocasião de sua fundação por Juvenil da Silva, in memoriam, um ex-operário da Companhia, um arigó, que durante toda sua vida de trabalho e dedicação à Usina colecionou os jornais. Vale lembrar que a diretoria da CSN apesar de possuir um riquíssimo acervo fotográfico, quase nunca é compartilhado com a sociedade.
Os visitantes poderão ainda, conferir a exposição Escolas no Museu, com uma seleção de fotos de estudantes da rede pública, que além de visitar o Museu também participaram das diversas oficinas de Pinhole ou Foto na Lata realizadas pela instituição.
E para os amantes da fotografia P/B, vale a pena conhecer a exposição permanente de câmeras fotográficas antigas e acessórios, a menina dos olhos do Clube Foto Filatélico, afinal a máquina fotográfica antiga, precursora da fotografia como conhecemos hoje, certamente merece ser lembrada e difundida.  

_SERVIÇO:_
Visitação: Visitas guiadas para alunos da rede pública de ensino nos dias 20, 21 e 22 das 09:00 as 17:00
Local: Rua 19, nº 21, Vila Santa Cecília – Volta Redonda – RJ
Assessoria Contato: (21) 99954-4598