Advertisement

Prefeitura realiza mais de 170 castrações gratuitas de animais


Desde maio, quando a Prefeitura retomou o serviço de castrações gratuitas, o Departamento de Bem Estar Animal, do Setor de Zoonoses, realizou 177 castrações de cães e gatos. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, Rafael Rezende de Carvalho, enquanto são tomadas as devidas providências para regularizar a situação do Castramóvel do município, o serviço de castração não está parado.

- Só neste mês de agosto, foram realizadas 55 castrações. Estamos aumentando os atendimentos gradativamente. Como havia uma demanda muito grande, nós suspendemos os cadastros para atender todos os moradores que já estavam na fila de espera e em outubro reiniciaremos os cadastros já sem fila de espera – explicou Rafael.

As castrações são realizadas, em Itatiaia, pela Prefeitura por meio de um contrato com a empresa Cirac e por meio do programa RJ Pet. Para mais informações, o telefone de contato é (24) 3352-4243.

- Este serviço é de extrema importância para a população, diminuindo o crescimento populacional de cães e gatos nas ruas e prevenindo tumores nos animais – relatou, acrescentando que entre outros benefícios da castração cirúrgica estão a redução de doenças graves, como tumores, diminuição do estresse, de fugas e de maus-tratos, além de prolongar a expectativa de vida do animal.