Advertisement

Nossos passos vêm de longe: Criola comemora, amanhã, 30 anos de existência com diálogos e programação musical

 Representatividade, potência, luta, ancestralidade e planos para o futuro das mulheres negras dão a tônica da programação que celebra as três décadas de fundação de Criola, organização da sociedade civil que atua na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras por meio de ações de incidência política e assistência direta. Intitulado “Nossos passos vêm de longe: Criola 30 anos”, o evento comemorativo, que conta com nomes como Conceição Evaristo e Anielle Franco, acontecerá amanhã (16), no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab).

 

A abertura do evento será realizada pela cofundadora e coordenadora geral da organização, Lúcia Xavier, às 15h e, em seguida, acontece a mesa redonda “Bem Viver: o futuro é agora”, às 16h, com mediação da pesquisadora, escritora e iyalorixá Winnie Bueno. Entre as participantes confirmadas na roda de conversa está a linguista e escritora brasileira Conceição Evaristo, vencedora do Prêmio Jabuti 2015 e homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019. Em suas obras, que transitam entre a linguagem poética das vivências relatadas, Conceição aborda o cotidiano das mulheres negras e traz reflexões sobre as desigualdades raciais brasileiras. Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco, com atuações como professora, escritora e palestrante, também é um dos nomes confirmados no evento.
 

Clátia Vieira, coordenadora executiva do Fórum Nacional de Mulheres Negras e Juliana Alves, bailarina e assistente social, ex-integrante da Criola e ativista do movimento negro, fecham a programação da mesa redonda da celebração. Na sequência, às 18h30, o grupo Moça Prosa canta o Bem Viver em uma roda de samba que encerra o evento.

 

Fundada no dia 02 de setembro de 1992, Criola tem atuação de destaque no enfrentamento ao racismo patriarcal cisheteronormativo, na defesa dos direitos de meninas e mulheres negras cis e trans, e no apoio integral a esse público, seja por meio da participação direta em estruturação de políticas públicas ou a partir da realização de projetos para o fortalecimento de redes de cuidado e proteção entre mulheres negras ativistas.

SERVIÇO

Evento comemorativo aos 30 anos de fundação da Criola

“Nossos passos vêm de longe: Criola 30 anos”

Dia 16 de setembro, às 15h

No Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab)

Inscrição gratuita no site

 

Sobre a Criola

Criola é uma organização da sociedade civil com 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais. Nesse percurso, Criola reafirma que a ação transformadora das mulheres negras cis e trans é essencial para o Bem Viver de toda a sociedade brasileira.