Advertisement

Neste mês começou a campanha Setembro Amarelo, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com o objetivo de alertar sobre a prevenção ao suicídio.

 Neste mês começou a campanha Setembro Amareloorganizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com o objetivo de alertar sobre a prevenção ao suicídioDe acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um milhão de pessoas tiram a própria vida ao redor do mundo todos os anos e, no Brasil, o suicídio é considerado a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

 

Observando a gravidade deste cenário, a Rede Santa Marcelina, instituição educacional que alia a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta educacional disruptiva, vem promovendo, desde 2020, iniciativas com foco em saúde mental. 

 

Uma das primeiras iniciativas é o Programa “Fique Bem”, criado durante a pandemia, com o objetivo de fornecer apoio psicológico aos colaboradores. Outras ações da rede incluem a promoção de encontros, tanto para capacitar a equipe que lida na linha de frente atendendo estudantes e famílias, levantando indagações sobre “Como se falar sobre questões psicológicas adolescentes?” ou “Como tratar o assunto com a família?”, quanto para ensinar aos pais como dialogar sobre ansiedade, depressão e processos autodestrutivos com os filhos. De acordo com a Enfermeira do Trabalho, Nathalie Racz Dias, as iniciativas só reforçam o papel das instituições de ensino em fornecer suporte psicológico aos colaboradores.

 

Projeto “Fique Bem”

 

Em 2020, logo nos primeiros meses da pandemia de Covid-19, a instituição percebeu a necessidade em apoiar emocionalmente seus colaboradores. Por isso, firmou uma parceria com o grupo Mast - Gestão Integrada de Saúde, para a criação do projeto “Fique Bem”. “No panorama em que o mundo se encontrava, era mais do que necessário criar uma iniciativa para apoiar nossos colaboradores na hora de lidar com situações de grandes mudanças. Com o decorrer do tempo, percebemos como esta ação contribuiu positivamente no dia a dia de cada membro da instituição”, conta Nathalie

 

Para assegurar que os funcionários continuem recebendo esse acompanhamento, atualmente, a Rede Santa Marcelina oferece sessões de acolhimento psicoterapêutico, em que são disponibilizadas 10 sessões, 100% gratuitas, aos inscritos, com duração de 1 hora, em formato virtual, via plataforma Teams. As consultas são realizadas pelo psicanalista clínico, formado pelo Centro de Psicanálise illumen, Marco Paulo Chaves.

 

“Considero que o Programa Fique Bem foi uma das melhores iniciativas realizada pela instituição, pois acredito que, com a chegada da pandemia, os sentimentos de insegurança, medo e incerteza atingiram a todos nós. Inicialmente, participei de todas as ações dos programas ofertadas nos âmbitos físico, emocional e espiritual. Depois, demos continuidade ao aspecto emocional em grupo e, em seguida, individual, com a psicóloga Alina, profissional competente que soube conduzir com maestria nossas inquietações” conta a vice-diretora pedagógica da Obra Social Centro do Menor, Aidil Medeiros, que participou do Programa Fique Bem.

 

Para fazer parte dos encontros, o colaborador interessado deve se inscrever por meio de um formulário na página #fiquebem, desenvolvida especialmente para facilitar o acesso dos funcionários da rede. “Já foram mais de 300 sessões promovidas e temos mais 7 colaboradores inscritos. Diante de tantas mudanças ocorridas por conta da pandemia, estamos fazendo nossa parte como comunidade escolar para oferecer o apoio psicológico necessário aos nossos colaboradores, uma vez que queremos apoiar quem tanto ajuda nossas crianças e jovens”, finaliza Nathalie.

 

Sobre a Rede Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais. 

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.