Advertisement

MRV lidera lista de empreendimentos certificados com o ‘Selo Casa Azul’

 

Segundo a Caixa Econômica Federal, apenas 174 empreendimentos conquistaram esse reconhecimento, que é um instrumento técnico de classificação ESG, destinado a projetos habitacionais que adotam soluções eficientes de sustentabilidade
 

 

A MRV, uma empresa do Grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, é também uma das empresas que mais prioriza a adoção de métodos sustentáveis na concepção de seus empreendimentos. Prova disso é o número de obras que tem o chamado 'Selo Casa Azul', da Caixa Econômica Federal. Trata-se de um instrumento técnico de classificação ESG, destinado a projetos habitacionais que adotam soluções eficientes no desenvolvimento, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.

 

Com 174 empreendimentos enquadrados e certificados, ao longo de sua história no ‘Selo Casa Azul’ da Caixa, a MRV lidera a lista com 39 empreendimentos homologados (21 empreendimentos com o Selo Ouro, Safira ou Bronze e 18 empreendimentos com o identificador #Mais) e outros 13 em fase final de certificação, o que representa mais de 20% do total de selos já concedidos. As informações constam no site da Caixa Econômica Federal. Entre mais de 80 empresas do segmento, a MRV é a que mais tem selos conquistados.

 

Dentre os critérios que são avaliados, estão os impactos gerados por cada empreendimento, a relação com o entorno, adoção de soluções sustentáveis de mobilidade e de recuperação de áreas degradadas, bem como a gestão eficiente de energia e a geração de energia renovável. Ao todo são mais de 20 pré-requisitos que buscam medir a capacidade das empresas em oferecer soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade, com uso racional dos recursos naturais na produção, levando em conta os benefícios sociais e econômicos das construções sustentáveis.

 

De acordo com o CEO, Eduardo Fischer, as certificações obtidas resultam do esforço do Grupo MRV&CO em mitigar ao máximo os impactos de suas atividades e, ao mesmo tempo, contribuir com desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. "A MRV trabalha com a filosofia de crescer junto das cidades onde atua. Temos uma política muito sólida de diálogo com a população e o poder público. Esses resultados demonstram que estamos em um caminho exitoso e que temos vários bons exemplos a serem seguidos".

 

Qualificação técnica

 

Além do reconhecimento quanto à sustentabilidade de seus empreendimentos, a MRV também é reconhecida pela Caixa Econômica Federal quanto à excelência e qualificação técnica dos projetos executados. Em setembro de 2021, a companhia recebeu a certificação NDT - Nível 1, a mais alta gradação de desempenho no que se refere a processos construtivos, do projeto ao pós-venda. O objetivo é reconhecer as melhores práticas e tecnologias empregadas no mercado imobiliário e estimular a adoção de controles mais eficientes em todas as etapas dos projetos de construção.

 

Sobre a MRV

Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão MRV 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo sexto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder Com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis.