Advertisement

6 mentiras sobre queda capilar que as pessoas acreditam

Médico e tricologista Dr Ademir Leite Junior rebate mentiras sobre causas para queda capilar que ficaram popularizadas ao ponto de impedir algumas pessoas de procurar soluções profissionais para o problema

Quem nunca ouviu uma “verdade absoluta” sobre cabelos? E quando se trata em solucionar ou descobrir causas para a queda capilar aparecem afirmações de todos os tipos, algumas que ficam tão enraizadas e populares que fazem as pessoas conviverem por mais tempo com a perda de fios ao invés de procurar ajuda profissional para investigar e reverter o problema.

Por muitos anos atendendo pacientes com diversas queixas capilares, Dr Ademir Carvalho Leite Júnior reuniu alguns relatos de pacientes que acreditaram em mentiras sobre queda capilar que ainda são amplamente divulgadas e repetidas. Veja seis delas e o que explica o médico e tricologista.

Usei um shampoo que resolveu a queda em uma semana: Dr Ademir conta que a afirmação é das mais comuns entre pacientes e o público em geral. Mas o profissional é categórico em afirmar que não existe shampoo milagroso e que resolva a queda de cabelo em dois ou três dias - ou o contrário, que cause a queda de cabelos - e que a associação que as pessoas fazem pode ser apenas uma coincidência entre o uso no período em que o cabelo já estava pronto para parar de cair e a maior atenção da pessoa voltada para os fios que caem.

Fiz progressiva por dez anos e nunca tive queda: Para o tricologista a queda capilar, que nessas pessoas aparenta ter começado repentinamente, é totalmente esperada e previsível. Dr Ademir explica que a queda por conta da progressiva e outras químicas de transformação com grau de periculosidade parecidos não tem data para começar, mas quando chega deve ser encarada e tratada como consequência desses processos, pois eles são agressivos aos fios e ao couro cabeludo, por mais que se tenha cuidado na aplicação. Existem situações em que essas lesões do couro cabeludo ao longo dos anos vão além da queda, causando a perda dos cabelos, completa o profissional.

Nunca tive alergia, então esse produto não tem nada a ver com o problema capilar: Médico experiente, Dr Ademir aconselha que se tenha atenção ao que o paciente sempre usa para identificar possíveis rejeições do organismo causando as temidas alergias. “Os mecanismos alérgicos são desenvolvidos por algumas variáveis, determinados componentes e ingredientes de formulações podem desencadear alergias quando usados por anos, mesmo que antes nada acontecesse ao usar. É preciso investigar. ”

O chip da beleza não tem efeito colateral: O médico aponta que há na literatura relatos que os chips que têm o hormônio gestrinona merecem atenção. Isso por conta de o hormônio desenvolver atividade parecida com hormônio masculino nas mulheres, o mesmo vale para os que têm testosterona entre os componentes, que devem ser indicados com extrema cautela, pois nas mulheres suscetíveis a desenvolver calvície podem causar queda capilar, mesmo com as ditas doses pequenas de hormônio.

Estou comendo melhor na minha dieta e meu cabelo piorou: É preciso cuidado com essa avaliação. Dr Ademir explica que algumas vezes a rápida redução de peso, consequência de processos de reeducação alimentar ou dietas, mesmo as saudáveis, para emagrecimento, impactam negativamente nos cabelos, mas a ligação da queda com os alimentos considerados mais saudáveis é injusta e incorreta. O médico aconselha paciência e tranquiliza ao afirmar que “esse quadro tende a ser passageiro e a queda capilar é revertida com estratégias aplicadas pelos profissionais tricologistas, ou mesmo naturalmente com a regularização promovida pelo próprio organismo”.

Comecei o tratamento contra queda há um mês e não melhorou, não fez efeito: Para o tricologista, os profissionais precisam alinhar essas expectativas com o paciente, uma vez que a melhora da queda em dias, duas ou três semanas, normalmente, refletem um ciclo de meses onde a fisiologia natural já preparava a paralisação da queda. O tratamento, na realidade, vai regular o ciclo de crescimento capilar, ou seja, o paciente vai observar cabelos crescendo e, paralelamente, a queda diminuindo. E isso pode levar meses.

O tricologista finaliza com um alerta. “É preciso estar atento ao que realmente pode ou não causar queda capilar e isso é possível buscando conhecimento em fontes confiáveis, por isso, a experiência em passar por consulta e avaliação com um tricologista deve ser encarada como cuidado com a saúde, para além se resolver uma questão que incomoda esteticamente. Muitas vezes a abordagem tricológica é complementar com outros tratamentos para resolver problemas mais complexos do paciente onde a queda de cabelos aparece como consequência”.