Advertisement

2º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade abre inscrições para que estudantes desenvolvam projetos sobre reciclagem

Iniciativa é da ONG Alpha Lumen e da Ball Corporation e envolve a Agenda 2030

O Instituto Alpha Lumen (IAL) abriu inscrições para o 2º Torneio Brasileiro de Sustentabilidade (TBS) até o dia 6 de outubro. Essa é uma iniciativa do Instituto Alpha Lumen, ONG de Impacto Social, e da Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, e tem o objetivo de conscientizar os jovens, adolescentes e as crianças sobre a necessidade de se ter um planeta sustentável e em harmonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

O evento busca, por meio do jovem, sensibilizar as famílias e comunidades sobre a importância e urgência de aderirem aos conceitos de sustentabilidade, como o reaproveitamento dos resíduos sólidos para fonte de matéria prima e uma economia mais circular, com uma menor demanda por recursos ambientais.

Entre as funções do torneio está a abordagem do uso e esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros. O evento está dividido em três grandes grupos, nos quais poderão se inscrever escolas públicas e particulares. O grupo 1 abrange alunos do 3º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Já o grupo 2 abrange estudantes do 6º ano ao 9º ano Fundamental II, com a obrigatoriedade do docente que ocupar o cargo de orientador ministrar aulas na escola de origem do aluno participante ou do grupo, acompanhando os aprendizes durante todo o projeto. O grupo 3 contemplará o Ensino Médio e Técnico Profissionalizante. Nestes dois casos o número de inscritos irá de um aluno até a formação de times com no máximo 3 estudantes.

Para cada grupo há especificações pré-determinadas para os projetos a serem desenvolvidos, inclusive com a orientação dos materiais a serem reciclados e usados. Os trabalhos devem ser submetidos para avaliação entre 13 de setembro e 13 de outubro, com a votação pública e avaliação dos projetos entre 18 e 26 de outubro. O resultado final será divulgado no dia 29 de outubro.

A edição passada, realizada em 2020, aconteceu durante a pandemia e, por isso, um dos problemas iniciais dos times participantes foi a dificuldade de encontros dos grupos para trabalhar em cima das propostas. Ao todo, foram 430 times inscritos oriundos de 60 escolas de 12 estados brasileiros na última edição.

“A Ball trabalha fortemente sob dois pilares no Brasil: educação e reciclagem. Por isso, o Torneio Brasileiro de Sustentabilidade é um dos nossos maiores orgulhos. Acreditamos que incentivando os jovens, que fazem parte dessa nova geração de consumidores, a pensarem de maneira sustentável e consciente sobre impactos ambientais e climáticos, estamos contribuindo ainda mais para o futuro que idealizamos quando pensamos nas nossas metas de sustentabilidade. O Torneio é a oportunidade perfeita para estudantes se engajarem no tema e atuarem conosco na caminhada em direção a uma economia cada vez mais circular”, diz Thaís Moraes, Diretora de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball para América do Sul. A empresa contribui com o torneiro via Recurso Incentivado a partir de doação para o Fundo da Criança e do Adolescente.

A expectativa para este ano é a participação do dobro de alunos, times e escolas participando, em comparação à última edição. “Estamos consolidando o Instituto Alpha Lumen como uma grande referência em olimpíadas cientificas e a forma acolhedora e dedicada que damos aos participantes está tendo o retorno que é a participação dos inscritos em todas as nossas atividades, seja a OIMC, OBT e neste caso o TBS” comentou Nuricel Villalonga Aguilera, diretora fundadora do Alpha Lumen.

Para mais informações acesse o site: https://alphalumen.org.br/tbs-2022/