Advertisement

Volta Redonda investe em prevenção para período de fortes chuvas

Limpeza e desobstrução de córregos, galerias e bueiros foi iniciada pelos bairros

 

A Prefeitura de Volta Redonda iniciou nesta semana um trabalho preventivo para minimizar os impactos dos períodos de fortes chuvas, previstos para o fim do ano. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) começaram a limpar e desobstruir córregos e bueiros da cidade, com o objetivo de dar vazão à água que passa por esses locais, evitando transbordamentos e enchentes.

 

A secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, participou na manhã desta terça-feira, dia 23, de uma inspeção no Córrego São Geraldo e na galeria abaixo da Avenida Amaral Peixoto, por onde passa a água que percorre o córrego e desemboca no bairro Vila Americana. O objetivo foi identificar quais serviços serão necessários no local.

 

“Estamos começando a fazer o trabalho de limpeza, por meio de escala, para preparar a cidade para as chuvas de novembro e dezembro. Primeiro viemos ver se tinha móvel, entulho, algo obstruindo a galeria. Depois vamos entrar com trabalho de limpeza de rios e canais, com roçada, capina e remoção de entulho e outras coisas que descartam de forma indevida no córrego”, explicou a secretária, citando que os próximos córregos a serem atendidos serão o Brandão e o Cachoeirinha, na Vila Santa Cecília, com apoio de retroescavadeira.

 

Em paralelo à atuação nos córregos, a SMI está realizando a limpeza e desobstrução dos bueiros pelos bairros. Nesta terça-feira o serviço aconteceu na Avenida dos Trabalhados e na Via Sérgio Braga, no trecho entre os bairros Vila Santa Cecília e Conforto, além da Escola Municipal Domingos Maia, no bairro São Geraldo. A previsão é que todo o trabalho de manutenção preventiva, incluindo córregos e bueiros, seja concluído até o fim de setembro.

 

“A Prefeitura tem integrado os trabalhos de prevenção para evitar transtornos no período de temporais. Assim como a Infraestrutura, o Furban (Fundo Comunitário de Volta Redonda) e a Defesa Civil também vêm realizando obras de contenções, intervenções, orientação, tudo com planejamento para garantir a segurança da população. Agradeço a todos pelo esforço e vamos continuar trabalhando para melhorar o dia a dia dos moradores”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.