Advertisement

Terceira via se mostra cada vez mais improvável durante as eleições

Para Daniel Toledo, advogado e especialista em Direito Internacional, a polarização política instaurada no Brasil tem o poder de estagnar o cenário, independentemente do candidato vencedor

Com as eleições presidenciais do Brasil cada vez mais próximas, muitos eleitores ainda discutem sobre a possibilidade de uma terceira via, se recusando a votar em um dos candidatos que, segundo as pesquisas, lideram a corrida ao Palácio da Alvorada.

De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a polarização política que se espalha pelo Brasil só pode trazer malefícios a sua população. “Quanto mais dividido o país estiver, mais desunião vai acontecer e, obviamente, um número maior de pessoas vão entrar em conflito entre suas próprias classes”, lamenta.

Para o advogado, independentemente de quem sair vitorioso ao fim das eleições, o Brasil continuará na mesma situação se não houver realmente uma completa mudança de visão por parte dos políticos. “Essa divisão de classes, gêneros e filosofia política entre esquerda e direita não importa, porque quem estiver lá em cima vai continuar dando as cartas e jogando o jogo do mesmo jeito que acontece há diversos anos. Infelizmente, é assim que o Brasil funciona. Quanto mais dividido o país estiver por conta dessa guerra política, menores serão as chances de sairmos da profunda crise que atravessamos há muito tempo”, relata.

Toledo afirma que os dois líderes nas pesquisas não serão capazes de mudar o atual cenário político. “Acredito que se o Lula entrar, provavelmente não vamos ter passaportes suficientes para as pessoas que vão querer sair do país. Por outro lado, se Bolsonaro seguir no poder, vamos continuar com a mesma situação que estamos acompanhando nos últimos anos, com uma série de crises sendo instauradas por frases ou palavras mal colocadas por parte do presidente. Mesmo com uma boa intenção para o país, qualquer um dos dois precisará entrar no jogo proposto pelo grande escalão político, infelizmente”, pontua.

Muitos atribuem aos ricos e empresários as crises econômicas enfrentadas pelas pessoas de classes mais baixas, mas o especialista em Direito Internacional não vê as coisas dessa forma. “É difícil de julgar, porque muitos dizem que nunca tiveram dinheiro ou oportunidades para alcançar o sucesso. No entanto, vemos diversas pessoas que saíram de lugares extremamente difíceis e começaram, também, sem oportunidade alguma, e persistiram até construírem grandes impérios e alcançarem o reconhecimento do mercado”, revela.

O advogado vê a polarização política como principal vilã da crise que o país enfrenta neste ano de eleição. “Parece que quanto mais a gente rema, mais a correnteza nos puxa para trás. Sou totalmente contra essa bipartição política, onde as pessoas deixam de se falar por questões de posicionamento ou pela escolha de candidato A ou B. Todos nós temos o direito de escolher quem quisermos, e é assim que funciona uma democracia”, declara.

No passado era comum ouvir que o Brasil era o país do futuro, mas Toledo não vê esse cenário se concretizando tão cedo. “Na minha geração, esse futuro nunca chegou. E não acredito que vou ver o Brasil como um país de sucesso, de primeiro mundo e que tenha capacidade de controlar sua instabilidade econômica e, principalmente, a sua insegurança pública”, finaliza.

Sobre Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 160 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.