Advertisement

SERVIDORES DA PREFEITURA DE RESENDE DESENVOLVEM SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL PARA REDE PÚBLICA QUE AJUDA A COMBATER A EVASÃO ESCOLAR


Considerado um “legado tecnológico”, sistema traz modernidade para todas as escolas do município e gera economia aos cofres públicos    


Uma equipe qualificada e especializada de servidores de carreira da Prefeitura de Resende desenvolveu um sistema tecnológico de gestão educacional capaz de integrar todas as unidades municipais desde creches até o ensino médio e, dentre outras funcionalidades, ajuda a combater a evasão escolar. A Plataforma de Gestão de Educacional Municipal (PGEM) já foi implementada em toda a rede e moderniza o diário dos professores e o controle informatizado dos orientadores e diretores das escolas, além de tornar mais segura e prática a vida também dos quase 14 mil alunos de Resende.   

O PGEM permite ao secretariado das unidades ter acesso aos registros administrativos da unidade escolar, tendo acesso instantâneo a dados dos servidores (nomes, alocação, vínculo, contato, formação) e dos alunos (nomes, turmas, idade, sexo, endereço, responsáveis, notas, frequências). Além de acessar toda a documentação relacionada à administração da unidade, emitir documentos e consultar qualquer registro da escola.   

- A plataforma significa uma nova base para a Educação de Resende. É a tecnologia sendo inserida para facilitar a vida de todos e pelas mãos e conhecimento de nossos servidores, que se dedicaram para fazer esse sonho se tornar realidade. Tivemos outros projetos como o “Resende Inteligente”, que leva internet gratuita e de qualidade para diversos serviços públicos e espaços públicos da cidade. Isso, além de autossuficiência, significa economia aos cofres públicos já que, antes, o município contratava empresas para realizar o serviço. É um projeto que já é uma realidade, mas que tenho certeza que ainda vai continuar nos surpreendendo com tamanha qualidade. Parabenizo todos que participaram desse projeto, que reafirma o compromisso da gestão municipal com uma Resende cada dia melhor.- comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.   

Como era antes do PGEM   

Autossuficiência tecnológica e estrutural é um dos legados que vão sendo construídos ao longo do atual governo. Antes da plataforma, a gestão municipal licitava os sistemas, que trocavam de acordo com o prazo das licitações e demandam uma adaptação de toda a rede periodicamente. O objetivo é que o PGEM seja um modelo definitivo e deixado para as próximas gerações, por ser considerado completo, versátil e muito prático para utilizar. A plataforma passou por testes em algumas unidades e foi ampliado para toda a rede após ser aprovado pelos profissionais da educação.   

Combatendo a evasão escolar   

Um dos recursos conferidos pela plataforma é o monitoramento automatizado da frequência escolar, uma vez que a dinâmica das aulas passa a ser informatizada (incluindo a lista de chamada). Ao ultrapassar a margem de ausência considerada aceitável, o próprio sistema emite um alerta imediatamente que indica ao diretor e orientador educacional as informações sobre esses alunos. Pela parte “humana” deste processo, o orientador educacional faz a busca ativa por esse aluno e dialoga com os responsáveis, que podem até não estar cientes da situação.   

Time de profissionais qualificados e especializados   

Boa parte da equipe desenvolvedora do PGEM para o uso (entre outros envolvidos) dos professores é composta por... Professores! Servidores de carreira e professores da rede municipal compõem o time responsável por desenvolver a plataforma. Isso significa que além de construir o legado tecnológico que ficará para as próximas gerações, eles mesmos fazem uso do PGEM em salas de aula do município. Além disso, na equipe existem especialistas em cada uma das etapas de construção deste projeto que gera tanto impacto para a educação de Resende.   

- Uma das grandes virtudes da gestão municipal é apostar na capacidade e no comprometimento dos servidores. Tivemos liberdade e confiança para trabalhar e desenvolver projetos como esse. Isso é algo muito raro em gestões públicas. Sabíamos que éramos capazes de entregar um resultado satisfatório em um projeto tão promissor e progredimos cuidadosamente até chegarmos ao PGEM. Ainda iremos implementar funções e, muito em breve, os próprios pais poderão acessar do celular o boletim escolar, saber as notas e frequência do aluno com toda facilidade. É realmente algo muito importante para Resende – comentou o superintendente de Tecnologia da Informação, Márcio de Souza Silvestre.   

Estrutura física e segurança de dados   

Para dar conta de atender as demandas dos quase 14 mil alunos da rede pública, um sistema moderno, prático e leve, com processamento de qualidade, precisa de uma estrutura física de qualidade. Para dar conta do recado, a Prefeitura de Resende conta com equipamentos adequados, que são computadores de alta performance com grande capacidade de armazenamento e processamento de dados, que conectam a plataforma através de uma rede. Aqui em Resende, a Prefeitura mantém seu próprio Datacenter alinhado com suas necessidades.

O PGEM também não fica devendo quando o assunto é segurança. O sistema de criptografia utilizado é muito semelhante ao do Google, só para se ter uma ideia. Todas as ações dentro do site são minuciosamente rastreáveis. Ou seja, cada funcionalidade e consulta fica registrada e é acessível ao controle da plataforma. A novidade também contou com grande participação da secretaria municipal de Educação, conforme explica a secretária Rosa Frech.  

- É uma parceria muito importante entre a secretaria de Educação e a superintendência de Tecnologia da Informação, que sinaliza para o futuro. Tivemos muitas conversas para alinhar essa modernização que é um presente enorme deixado para Resende. Fizemos a coleta dos dados, organizamos cada ficha e registro dos alunos e das unidades e hoje tudo pode ser conferido através do PGEM. Não só como secretária de Educação, mas também como professora eu posso afirmar que isso é gratificante. É muito bom poder trabalhar com tamanho recurso. Nos motiva e incentiva a entregar um resultado ainda melhor em sala de aula no desenvolvimento das próximas gerações, que são o futuro da nossa cidade – celebrou a secretária.