Advertisement

Saneamento: Amanco Wavin renova parceria com TNC para recuperar mananciais


O projeto para impedir a contaminação da água por esgoto tem o intuito de se tornar, a longo prazo, uma política pública de Jacareí (SP), beneficiando 200 mil pessoas
  


São Paulo, agosto de 2022 - A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, uma das maiores fabricantes de tubos e conexões do mundo, renovou sua parceria com a The Nature Conservancy (TNC), organização sem fins lucrativos que trabalha globalmente para a conservação do meio ambiente. A parceria de saneamento visa implementar 18 fossas sépticas no município de Jacareí, interior de São Paulo, para evitar a contaminação da água e do solo por esgoto, como uma das frentes em apoio ao Programa Municipal de Conservação e Recuperação de Mananciais, o Renascentes Jacareí, projeto-piloto de saneamento rural na região.

 

A cidade é um dos municípios prioritários do Fundo de Água de São Paulo, parte da Coalizão pelas Águas e da Aliança de Fundos de Água da América Latina, que tem por objetivo estabelecer e ampliar a segurança hídrica. A meta local é a melhoria da qualidade de vida da população rural por meio da qualidade ambiental de suas propriedades. A iniciativa visa também contribuir para o desenvolvimento de um modelo de negócio em saneamento rural que possibilita o ganho de escala e impacto, com potencial para beneficiar a saúde de 200 mil pessoas.

 

“A renovação da parceria com a TNC representa a continuidade de nossos esforços em atuar ao lado de iniciativas socioambientais, a fim de construirmos ambientes saudáveis e sustentáveis”, comenta Gláucia Faria, gerente de Sustentabilidade para América Latina da Wavin. “Além das 18 fossas sépticas que serão implementadas no município serem uma necessidade ambiental, elas ainda possuem um importante papel social e na saúde dos cidadãos", completa a executiva.

 

Saneamento Rural -- Foram engajadas mais de 45 propriedades rurais da região no processo de mobilização junto aos proprietários rurais, adesão e preparação do terreno. A meta até o fim deste ano é a instalação das 10 primeiras fossas sépticas biodigestoras (Biodigestores Anaeróbicos de Fluxo Ascendente, chamados de RAFAs) nas propriedades rurais selecionadas pela equipe da TNC, localizadas em pontos críticos para a proteção dos mananciais. Até dezembro de 2023, serão instaladas 18 fossas, incluindo ações como ampliação do mapeamento, engajamento e projetos individuais junto aos proprietários rurais no município, seleção de propriedades rurais para instalação de biodigestores adicionais e ampliação deste Projeto Piloto de Saneamento Rural, no qual a implantação das novas fossas sépticas evitará o escoamento de esgoto para cursos d'água.

 

Tudo isso será possível por meio da atuação em parceria com a TNC com municípios, empresas como a Amanco Wavin, sociedade civil, propriedades rurais, comitês e agências de bacias e agências reguladoras de água para o fortalecimento de políticas públicas e mecanismos financeiros sustentáveis de longo prazo em uma ação coletiva.

Esse projeto-piloto tem o intuito de aprimorar e fortalecer, a longo prazo, uma política pública da cidade de Jacareí e no âmbito do Fundo de Água de São Paulo, com objetivo principal de promoção de saneamento em propriedades rurais próximas aos mananciais do município. Os requisitos levantados para a escolha das 10 primeiras propriedades incluem a localização, quantidade de mão de obra necessária e facilidade de acesso.

 

“Por meio de parcerias como a da Amanco Wavin ao Fundo de Água de São Paulo, a TNC Brasil desenvolve trabalhos de campo de mobilização de produtores rurais, de forma a contribuir com o poder público e parceiros locais visando fortalecer e aprimorar a gestão dos recursos hídricos, a proteção de mananciais e aquíferos e a qualidade de vida da população rural, além dos cidadãos e outros usuários de água que vivem nas áreas urbanas e que dependem desses mananciais. A iniciativa contribui com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 6 sobre água potável e saneamento”, comenta Samuel Barrêto, gerente de água da TNC Brasil.

 

Sobre a Amanco Wavin

A Amanco Wavin (amancowavin) é uma das marcas comerciais da Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Hoje, a Wavin está presente em mais de 40 países e é líder na fabricação e no fornecimento de tubulações plásticas. Com mais de 12.000 funcionários em mais de 40 países, a Wavin faz parte da Orbia, uma comunidade de empresas unidas por um propósito comum: melhorar a vida ao redor do mundo. Listada na Bolsa Mexicana de Valores (BMV), a Orbia encerrou o ano de 2020 com receita anual consolidada de US$ 6,4 bilhões de dólares.

Lançada em 2006 no Brasil, a Amanco Wavin tem o propósito de cooperar para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento saudável e sustentável da sociedade, fabricando produtos inovadores e com alto padrão de qualidade. A marca atua nos mercados predial, industrial, infraestrutura e agronegócio.

 

 

Sobre a TNC Brasil

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 76 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. Saiba mais no site TNC.