Advertisement

Projeto Cozinha Inclusiva é iniciado em Penedo

 A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta terça-feira (30/08), no Colégio Municipal Dom Otorino Zanon, no Jardim Martinelli, em Penedo, o Projeto Cozinha Inclusiva. O espaço é destinado ao desenvolvimento de aulas práticas de alunos com deficiência, com intuito de prepará-los para o mercado de trabalho, bem como realizar atividades em sua vida diária, sendo uma prática de absorção e repetição de conteúdos necessários para uma vida independente.  

Segundo Márcia Sabadine, Coordenadora de Polo - Penedo, os alunos irão treinar o preparo de alimentos, através de receitas simples. Dentre os objetivos específicos do projeto estão a preparação de alimentos com higiene e qualidade, promover socialização, desenvolver o gosto pela culinária, percepção da importância da higiene do ambiente, interação com os colegas, comercialização dos produtos e tornar a oficina autossustentável.  

A Coordenadora de Polo - Penedo destaca que a atividade trabalha com o resgate da autoestima e da autoconfiança, desenvolvendo alguns aspectos relacionados à autonomia, higiene e conservação do ambiente de trabalho, ampliando as possibilidades dos alunos.  

“O Projeto foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos alunos com deficiência momentos de autonomia e independência, buscando empoderamento, na perspectiva de que mudem suas vidas, sendo protagonistas de sua própria história, desenvolvendo suas habilidades individuais de forma adaptada e lúdica”, afirma.