Advertisement

Programa Cidades, Salvem Seus Rios chega ao Sul Fluminense

 Prefeituras de Itatiaia e Resende e Planetapontocom firmam parceria para levar o programa para escolas públicas dos dois municípios


 

Rio de Janeiro, 26 de agosto de 2022 -- A organização Planetapontocom e a Prefeitura de Itatiaia firmaram nesta sexta-feira (26) parceria para levar o programa Cidades, Salvem Seus Rios para as escolas públicas do município. Na quinta-feira (25), a parceria foi celebrada com a Prefeitura de Resende, também localizada na região Sul Fluminense. Por meio de uma metodologia pedagógica interdisciplinar, o programa visa mobilizar professores e alunos de escolas públicas a atuarem na recuperação e preservação de rios mais próximos. No caso de Resende e Itatiaia o foco principal será o rio Paraíba do Sul, o mais importante corpo hídrico do estado do Rio de Janeiro, responsável pelo abastecimento de cidades do Vale do Paraíba e de outras regiões.

 

Em Resende, o projeto vai impactar cerca de 14 mil estudantes e 1.374 professores da rede municipal; em Itatiaia, a expectativa é engajar cerca de 5 mil alunos e 600 professores. “A partir da implementação do programa, os conteúdos que serão trabalhados nas escolas de Resende e Itatiaia estarão relacionados às questões do rio Paraíba do Sul e afluentes. Questões de Matemática, Geografia, História passam a envolver também o rio. Os conteúdos curriculares passam a ser uma ferramenta, como uma etapa do processo de recuperação do rio”, explica Silvana Gontijo, presidente do Planetapontocom.

 

Idealizadora do programa, Silvana conta que a ideia nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de 4 mil professores, cujo objetivo era saber a causa que mais motiva e estimula crianças e jovens no Brasil. O tema ambiental, com ênfase na questão da água, teve maior destaque.

 

O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, comentou a chegada do programa. "Itatiaia é considerada um berço das águas na nossa região. Temos inúmeras nascentes e é essencial que cuidemos bem do nosso patrimônio natural. Nada melhor que a educação ambiental nas escolas com um projeto como esse, envolvendo as crianças. É a certeza de que teremos um futuro onde preservar será um ato consciente”, disse o prefeito.

 

A Secretária de Educação, Solange Miranda, e o Secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Freitas, ressaltaram a importância do projeto e destacaram a importância de iniciativas que tenham como foco o conhecimento sobre os mananciais do município e a necessidade de proteger os cursos d'água. “Ações que invistam na educação, na preservação e recuperação do patrimônio histórico, cultural e ambiental, são essenciais para a sociedade”, afirma a Secretária de Educação.

 

Estiveram também presentes na assinatura da parceria com Itatiaia, a educadora da rede municipal, Ananda Bevacqua; e a representante do parceiro institucional Instituto Isokoti, Aime Accorsi.

 

A metodologia inovadora, desenvolvida pelo programa, pode ser reaplicada para qualquer município brasileiro. Na cidade do Rio de Janeiro, o programa ganhou o nome ‘Esse Rio é Meu’. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi oficialmente integrado ao Currículo Carioca a partir de novembro de 2021 e atualmente abrange 127 escolas municipais, engajando professores e alunos na preservação de 18 rios da cidade. A meta nos próximos é engajar quase 40 mil professores e mais de 633 mil estudantes, em ações de recuperação e preservação dos 267 cursos d’água da capital do estado.

 

Planetapontocom

O Planetapontocom é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas.