Advertisement

Maple Bear mira cidades no Rio de Janeiro para abrir escolas, gerando investimentos e empregos nas regiões

 

Receita recorrente, abertura de novas turmas e permanência dos alunos por longo período são as vantagens para quem deseja investir em uma escola de educação regular

 

Maior rede de escolas bilíngues do mundo, a Maple Bear visa ingressar no mercado de Nova Friburgo e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, em 2022. Esse movimento irá gerar um investimento de R$ 4 milhões e cerca de 40 empregos diretos. Atualmente, o estado fluminense conta com 19 escolas da rede canadense em operação. Após estudos, foi identificado pela marca canadense a predominância de escolas tradicionais, não havendo instituições bilíngues por imersão nas regiões em questão. Dessa forma, está nos planos da Maple Bear a implantação de uma escola em cada município, que conta com metodologia canadense considerada uma das melhores do mundo. Durante o mês de agosto, representantes da rede irão se reunir presencialmente com investidores interessados em abrir escolas nas localidades.

 

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nova Friburgo conta com mais de 191 mil habitantes. Ainda segundo o censo, a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98,7%, registrando uma média de 22 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2021. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, a cidade conta com 135 escolas de Ensino Fundamental e 43 de Ensino Médio. Composto por sete distritos, trata-se de um município bastante espalhado na região. A economia baseia-se na indústria metalúrgica, olericultura, caprinocultura e no turismo, além de ser conhecido como a capital nacional da moda íntima.

 

No caso de Cabo Frio, trata-se de uma cidade da região dos lagos com maior economia e que exerce influência no cenário estadual. Além disso, consolidou-se como um influente polo turístico, sendo uma importante parte de toda a rota de turismo fluminense. Dados do IBGE mostram que a cidade conta com uma população com mais de 234 mil habitantes. Ainda segundo o censo, a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 96,9%, registrando uma média de 28 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2021. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, Cabo Frio conta com 106 escolas de Ensino Fundamental e 33 de Ensino Médio.

 

“Com uma demanda crescente por ensino bilíngue de alta qualidade, temos o intuito de levar à Nova Friburgo e Cabo Frio a primeira escola da Maple Bear, focada no bilinguismo por imersão. No programa da escola, até os 3 anos, 100% da rotina é em inglês, com 4 anos é introduzida a língua materna, mas ainda em proporção menor do que a interação com o português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português. Com isso, o aluno desenvolve uma fluência muito rapidamente. Soma-se a isso uma metodologia em que o aluno é protagonista no processo de aprendizagem, cujo foco se dá no desenvolvimento de suas habilidades. É formado um cidadão mais preparado para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado”, revela o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela.

 

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 550 escolas em mais de 30 países, Maple Bear atende a 45 mil alunos. Presente em todos os estados brasileiros somando mais de 170 escolas, a Maple Bear é também parte do Grupo SEB - um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo. “Para quem deseja investir no setor em questão, a marca é uma excelente alternativa para quem deseja ser dono de uma escola de educação regular, que inicia na Educação Infantil e pode avançar até o Ensino Médio, oferecendo aprendizado de alta qualidade. Além disso, o setor é altamente atrativo para investidores, uma vez que proporciona receita recorrente, permanência dos alunos na escola por vários anos e um índice de rematrícula superior a 90%”, explica Quintela.

 

A metodologia canadense -- reconhecida como a melhor entre os Países de língua inglesa pelo PISA, programa de avaliação da OCDE -- existe há mais de 50 anos e atua de forma robusta no desenvolvimento dos jovens, favorecendo o despertar da paixão pelo aprendizado e a abertura de horizontes aqui e no exterior. Outro foco importante é o desenvolvimento da criatividade, senso crítico e resolução de problemas, habilidades sociais fundamentais para o Século 21, sendo isso realizado sempre de forma e aplicável ao dia a dia.

 

Para isso, são trabalhados três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, no qual buscamos que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.

 

Datas e informações do Maple Day:

 

Nova Friburgo/RJ

Data: 24 de agosto

Telefone: (11) 97476-4597

 

Cabo Frio/RJ

Data: 31 de agosto

Telefone: (11) 97476-4597

 

Sobre a Maple Bear

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 550 escolas em mais de 30 países, atendendo mais de 45 mil alunos, a Maple Bear Canadian School é líder mundial em educação bilíngue, oferecendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do planeta. Ministrada em um ambiente seguro e estimulante e com uma abordagem multicultural e centrada no aluno, a metodologia Maple Bear desenvolve a curiosidade, a imaginação, a experimentação e a descoberta, despertando nos alunos uma verdadeira paixão por aprender ao longo de toda a vida. Presente em todos os estados brasileiros e com mais de 170 escolas, a Maple Bear é também parte das operações do Grupo SEB - um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.