Advertisement

Mais de 1,7 mil pessoas fizeram cirurgias de catarata entre julho e agosto em Volta Redonda

 

Próxima etapa do Projeto 'Revi-Ver' acontece entre os dias 6 e 17 de setembro, na Ilha São João

 

Mais de 1,7 mil pessoas passaram, entre e julho e agosto, pelo projeto “Revi-Ver”, que oferece cirurgias de catarata a moradores de Volta Redonda através do SUS (Sistema Único de Saúde). Além das intervenções cirúrgicas, os pacientes realizam exames pré-operatórios e são acompanhados no pós-cirúrgico. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de uma empresa contratada.

 

As cirurgias são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel, que fica em um veículo adaptado, estacionado na Ilha São João. No local também são promovidos os atendimentos, incluindo os exames, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19 e as normas de higiene e segurança estabelecidas pela Vigilância em Saúde.

 

Desde a implantação do ‘Revi-VER’, em julho do ano passado, já foram feitas 7.834 mil cirurgias. A próxima etapa do projeto acontece entre os dias 6 e 17 de setembro.

 

Novos agendamentos e fila de espera

 

Podem se inscrever no programa Revi-VER qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata. A pessoa ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na sede da secretaria de Saúde, no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário levar o Cartão SUS ou CPF e documento com foto do paciente.

 

As pessoas que já fizeram cadastro para cirurgia de catarata não precisam ir ao DIPA para renovar a solicitação. Todos que estão na fila de espera serão convocados para fazer o procedimento, através de comunicação oficial da secretaria de Saúde. Eles devem acontecer ao longo dos próximos meses.

 

A Prefeitura de Vota Redonda também alerta que não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João.