Advertisement

Dr.Thiago Marra recebe homenagem da Câmara dos Vereadores de São Paulo

Durante o evento, o médico e cirurgião plástico irá receber o prêmio pela contribuição à sociedade na área da saúde, como a luta pela acessibilidade das pessoas às cirurgias plásticas, as vitórias pelo direito do cirurgião-dentista realizar cirurgias na face, além dos eventos realizados no Senado Federal em prol do turismo médico para atrair investimentos estrangeiros, e a luta contra a violência de pessoas trans e travestis. O ato acontece no próximo dia 5 às 18 horas no Plenário

Brasil, Agosto de 2022:  Médico e cirurgião plástico, Dr. Thiago Marra será homenageado em um ato solene de reconhecimento e gratidão aos dedicados profissionais da saúde, que salvam e curam os seus semelhantes. O ato acontecerá no Plenário da Câmara dos Vereadores de São Paulo, a convite da Vereadora Edir Sales, madrinha de honra da ABIME (Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica e Digital), e da jornalista Vera Tobach, presidente fundadora nacional.

Será um prêmio pelos serviços prestados à sociedade na área da saúde de uma forma geral e em especial na área da cirurgia plástica, buscando sempre a luta pela popularização e acessibilidade das pessoas. 

Isso se deu através de inúmeras iniciativas do Dr. Thiago, como a criação da ABRAPROS (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde) que representa todos os profissionais da área da saúde; às vitórias na justiça em relação ao direito dos cirurgiões-dentistas de realizarem cirurgias estéticas da face; ao evento organizado no senado federal em prol do turismo médico para fomentar investimentos estrangeiros no Brasil e o desenvolvimento econômico do país; pelo trabalho e atendimento dos pacientes transexuais; a defesa contra a transfobia e discriminação desses pacientes que sofrem, inclusive, nas filas do SUS.

Dr.Thiago Marra é presidente e fundador da ABRAPROS, militante na causa da modernização de leis para a equiparação de funções e qualificação através das especializações e pós-graduação a todos os profissionais de saúde, fisioterapeuta, enfermeiro, médico, dentista, biomédico, qualificação em especialidade estética estendida para as todas as profissões, sem manter uma reserva mínima de mercado, assim promovendo o Turismo Internacional da Estética. Marra também é militante  na ampliação de igualdades sociais através do apoio e referência do público LGBTQI+ que contribui na adequação corporal de pessoas transgênero.

Um grande exemplo aconteceu no dia 12 de março deste ano, onde o Dr. Thiago Marra, especializado em pacientes trans, se deparou em meio a uma emergência clínica acompanhando sua paciente no pronto atendimento 24 horas. Luiza Marilac, influenciadora digital, ficou impossibilitada de ser internada no Hospital Santa Rita, localizado na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, além de afirmar que foi vítima de transfobia pelos funcionários da unidade hospitalar, ao ser tratada no masculino. Tudo se deu após Marilac dar entrada na unidade hospitalar com dores nos seios e com um quadro de seroma, caracterizado pelo acúmulo de líquido abaixo da pele após a cirurgia de troca de próteses realizada 15 dias antes pelo cirurgião plástico Thiago Marra. A princípio, a negativa do atendimento se deu pois a paciente não havia sido operada no mesmo hospital e que a mesma precisava procurar outro local a fim de tratar o quadro. Marra, cadastrado no hospital, fazendo parte do corpo clínico do mesmo, não conseguiu diretamente resolver o problema e mesmo diante de uma situação grave e urgente precisou submeter o caso à mídia, às redes sociais e aos advogados para tentar reverter a situação e ter o direito de sua paciente preservado. "Nunca sofri algo nesse sentido, como médico nunca passei por isso. Minha paciente numa condição de extremo desespero", finalizou Dr. Thiago em vista ao caso inédito e preocupante que passaram.

Vale ressaltar que o tempo de espera ultrapassou as 12 horas e que o atendimento, internação e cuidados médicos foram concedidos apenas após toda a repercussão do caso. 

Casos de transfobia são vistos regularmente em diversos lugares e de inúmeras maneiras, mas situações inéditas como essa ainda surpreendem.

Há 13 anos no topo da lista, o Brasil continua sendo o país que mais mata pessoas trans no mundo. Em 2021, o Brasil registrou 140 assassinatos e a cidade de São Paulo foi o estado com o maior número de ocorrências. Os dados estão no Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras em 2021. O estudo foi realizado pela da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) com apoio de universidades como a Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Federal de São Paulo (Unifesp) e Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nesse mesmo hospital já foram operados outros pacientes como cirurgias de mama, mastopexia, por exemplo, e nenhum episódio como esse foi presenciado.

O assunto que precede nesse caso é a extrema importância que seria a acessibilidade às cirurgias plásticas, em especial os pacientes transexuais. Diretamente ligado a isso, Dr. Thiago trata muitos casos de silicone Industrial que precisa ser prevenido, sendo um procedimento criminoso, irreversível e extremamente prejudicial. O SUS nunca dará conta de absorver todos os números, sendo apenas uma gota no oceano diante de filas infinitas. Milhares de pessoas precisam realizar procedimentos e não tem acesso, porque existem pouquíssimos profissionais bem treinados e capacitados. É uma reserva de mercado que existe e só alguns cirurgiões podem fazer isso, mas que urgentemente precisa ser revertido e assim dar acessibilidade às pessoas, tornando também os procedimentos mais baratos e colaborar diretamente com o problema dos pacientes trans em relação às cirurgias plásticas.

 

SERVIÇO

DATA: 05/08/2022

HORÁRIO: 17:30 hrs

LOCAL - Plenário da Câmara dos Vereadores de São Paulo

Viaduto Jacareí, 100 - 8ºandar

 

Sobre a ABRAPROS (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde): Associação civil sem fins lucrativos, que oferece suporte e auxílio jurídico a todos profissionais de saúde que lutam contra a reserva de mercado.

 

Cirurgião Plástico Dr. Thiago Marra

Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde - ABRAPROS e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica. Além de ser especialista em rinoplastia, realiza vários procedimentos como prótese de mama, mastopexia, lipoaspiração, harmonização facial e cirurgias estéticas pós redesignação sexual. Fora do centro cirúrgico, fundou a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais, que visa combater a reserva de mercado e apoiar a classe da Odontologia, para a realização de procedimentos estéticos, como a harmonização orofacial.