Advertisement

Dia Internacional da Igualdade Feminina: bartender carioca e consultora de bebidas fala sobre os desafios de trabalhar no setor dominado por homens

 No próximo dia 26 é comemorado mundialmente o Dia internacional da Igualdade Feminina. A data foi criada nos Estados Unidos, em 1973, em homenagem à aprovação da 19ª emenda, de 26 de agosto de 1920, que concedeu às mulheres norte-americanas o direito ao voto. No Brasil a mesma conquista só foi alcançada em 1934, e o direito a exercer uma profissão só veio em 1962 com a revogação do inciso VII do artigo 242 do Código Civil Brasileiro, em que o trabalho feminino estava sujeito à autorização do marido.

De origem incerta, mas que remonta há mais de 3000 anos antes de Cristo, a profissão de bartender foi por muito tempo desempenhada por mulheres. Com as diversas reformas religiosas, elas foram perdendo espaço.

Isso começou a mudar nos anos 80, quando as mulheres passaram a atuar também nesse nicho, o que levou, na época, a criação do termo bartender para classificar qualquer pessoa, independentemente do gênero, que trabalha atrás do balcão.

Formada em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sommeliér de cervejas pelo Science of Beer, com diversos cursos na área de vinhos e destilados, Francesca Sanci, 27, iniciou sua carreira como bartender e hoje atua como parceira de uma destilaria de SC premiada internacionalmente, Kalvelage, além de ser consultora de bebidas: “Hoje, temos uma participação feminina muito grande nesse segmento, o que não diminui os desafios das mulheres que atuam nesse nicho, pois ainda há um machismo velado por parte da clientela masculina que, muitas vezes, prefere ser atendida por um homem. Já na minha posição de consultora, não raramente, e de maneira velada, percebo que alguns clientes têm problemas em levar uma mulher a sério” – declara.

A Kalvelage inclusive conta com um quadro de colaboradoras majoritariamente feminino, inclusive em cargos de liderança, e procura apoiar projetos também lideramos por mulheres dentro do setor de coquetelaria. Esperando assim, incentivar todo o mercado no mesmo movimento de igualdade.

Dia Internacional da Igualdade Feminina, mais do que uma data celebrativa, convida todos à reflexão sobre a importância da igualdade de gêneros na construção de uma sociedade mais justa.

Sobre a Kalvelage

Determinados a produzir uma vodka de alta qualidade no Brasil, os irmãos Marcos e Maurício Kalvelage fundaram, em 2012, a empresa que carrega seu sobrenome e tradição, a Kalvelage Distillery em Santa Catarina. A Kalvelage recebeu em 2014 seu primeiro prêmio internacional e atualmente possui 24 prêmios distribuídos entre diversos concursos internacionais, fazendo dela uma destilaria respeitada e reconhecida no segmento.

Saiba mais em https://www.kalvelage.com.br/