Advertisement

Concrete Show 2022: Penetron Brasil fará demonstrações de impermeabilização de estruturas e palestra sobre concreto de carbono zero

A equipe de engenheiros da empresa estará no evento para tirar dúvidas e discutir as melhores soluções para impermeabilização e proteção de estruturas

Concrete Show 2022 começa amanhã (9) e vai até 11 agosto no São Paulo Expo. A Penetron Brasil, empresa do grupo americano Penetron International, com sede em Nova York (EUA), estará presente, stand E60, e realizará diversas ações. Haverá o lançamento oficial do relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero”, demonstrações práticas de impermeabilização do concreto e uma palestra com Cláudio Ourives, CEO da empresa, na Arena 120 Ideias.  

Com o tema “Penetron Rumo ao Concreto de Carbono Zero”, a palestra de Ouvires será ministrada em 10/08, quarta-feira, das 16h às 16h30, na Arena 2. O engenheiro abordará os benefícios da tecnologia Penetron para a redução da pegada de carbono, o aumento da durabilidade das estruturas de concreto em ambientes agressivos e, por fim, a obtenção de créditos para obras novas ou retrofit com certificação LEED. 

A temática do concreto de carbono zero está no coração das ações da Penetron Brasil. “Isso porque a indústria global de cimento é responsável por 8% da emissão de CO2, sendo a segunda maior emissora do mundo. O concreto representa a maior parte do COtotal incorporado na estrutura de edifícios: cerca de 66%”, explica Ourives. Por isso, a indústria do cimento esteve em foco nas discussões do Pacto Climático de Glasgow, firmado durante a COP26 (Conferência da ONU Sobre as Mudanças Climáticas), na Escócia, em 2021.

Informações e estratégias para atingir a meta global de redução de CO2

O relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero” é um esforço da Penetron International para diminuir os impactos das mudanças climáticas. O objetivo é contribuir com dados precisos e estratégias de sustentabilidade para que a indústria da construção e do cimento possam alcançar as metas de redução de COem nível mundial. O estudo revela que o aumento na durabilidade do concreto pode reduzir em média 65% da pegada de carbono na construção.

Intervenções de manutenção e reparos de estruturas também estão no foco do relatório. O estudo demonstra que a impermeabilização e proteção do concreto por cristalização integral pode reduzir em até 90% a pegada de carbono gerada na manutenção e reparo de estruturas. Além disso, a utilização de concreto resistente e impermeável já na execução da obra reduz a pegada de carbono de uma estrutura em 50% ou mais. Isso prolonga a vida útil da estrutura em até 100 anos e reduz significativamente a necessidade de reparos.

 “Vem daí a importância de pensar e investir na proteção do concreto desde a concepção até às estratégias para realizar manutenções e reparos. Sustentabilidade, energia renovável e redução da pegada de carbono devem ser pensados com seriedade na construção em nível global para garantirmos o futuro do planeta.”, afirma Cláudio Ourives.

Sobre a Penetron Brasil

A Penetron Brasil, empresa do grupo americano Penetron International, atua em território nacional desde 2007. Fundada na década de 1970, a marca é referência mundial em soluções impermeabilizantes para concreto. Operando em 105 países, a Penetron se destaca pela qualidade de atendimento, suporte técnico especializado e linha completa de produtos.

Certificada pela norma ambiental ISO 14001 nos Estados Unidos, os produtos da empresa desempenham uma função central para ajudar projetos em todo o mundo a atender as principais normas internacionais relacionadas à sustentabilidade e construções verdes, como a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Outro ponto de destaque é que os produtos Penetron estão em conformidade com as normas internacionais de construção ecológica, tais como GREENGUARD Gold, Environmental Product Declaration (EPD), CDPH e Singapore Green Labelling Scheme (SGLS). Os produtos Penetron estão completamente isentos de compostos orgânicos voláteis (COV) e não são tóxicos, tornando-os ideais para aplicações em estruturas de água potável.

Para mais informações, ligue (12) 3159-0090 ou acesse www.penetron.com.br.