Advertisement

Zabbix e IBCMED realizam projeto de automação de processos educacionais

Acordo de cooperação visa o desenvolvimento de ferramenta de gestão personalizada das demandas dos estudantes da instituição

Porto Alegre, julho de 2002 - A Zabbix, multinacional fabricante do software de monitoramento de dados open source de mesmo nome, anuncia uma parceria com o IBCMED, uma empresa da Inspirali, vertical de saúde da Ânima Educação, focado em cursos de pós-graduação na área médica, em formatos digital e híbrido. “Estamos animados em desenvolver este case com uma instituição de ensino do porte do IBCMED no Brasil, que mostra na prática o potencial que o Zabbix oferece ao mercado da educação 4.0”, avalia Luciano Alves, CEO da Zabbix LatAm.

A parceria visa a criação de uma ferramenta robusta de controle de usabilidade educacional que permite a gestão customizada do relacionamento da entidade com os estudantes do IBCMED. O sistema proporciona a identificação rápida e ágil de problemas e indica as soluções necessárias para a manutenção da qualidade do ensino e do aprendizado.

O Zabbix não é novo para o IBCMED, que o utiliza no monitoramento de sua infraestrutura de TI. “Nossa parceria tem vários anos e os gestores de tecnologia do IBCMED compreendem os recursos do software na gestão de informações. Recentemente, a entidade nos apresentou a necessidade de uma nova solução que pudesse fornecer respostas rápidas e concretas às demandas dos alunos”, explica Luciano Alves.

A diretora de Pós-graduação do IBCMED, Renata Andreoni, conta que foi por meio da equipe de TI que surgiu a ideia da colaboração com a Zabbix. “Conhecendo o potencial do Zabbix em termos de gestão estratégica de inteligência de dados, o que nos motivou a estreitarmos o nosso relacionamento a fim de estabelecermos uma parceria que nos oferecesse um relacionamento personalizado com os estudantes e nos permitisse acompanhar, em tempo real, todos os cursos e turmas ativas”, explica a diretora. 

Para a realização do projeto, colaboradores e gestores de TI do IBCMED passaram por intenso treinamento oferecido pela Zabbix como parte da parceria, o que permitiu a eles ampliarem seus conhecimentos sobre as funcionalidades da ferramenta. “A capacitação foi bem completa e necessária, pois conseguimos associar teoria e prática, reforçando assim nosso entendimento do software e de suas potencialidades”, explicou o gerente de TI do IBCMED, Andrio Pinto.

Para ele, o novo projeto de monitoramento de dados tem amplas vantagens. “Anteriormente, atendíamos as demandas dos estudantes, que eram controladas de forma manual. Agora, com a automatização, conseguimos tomar decisões mais propositivas e rápidas”, destaca o engenheiro.  A ideia é antever possíveis sensibilidades a partir do mapeamento analítico de informações e encontrar padrões que ofereçam correções antes que estes problemas aconteçam. 

Além de beneficiar os estudantes, o projeto também é essencial para os colaboradores. “Um processo automatizado de gestão inteligente de dados traz mais eficiência e eficácia para as nossas atividades, evitando retrabalho e otimizando os processos, portanto, garantindo mais assertividade na comunicação interna e maior qualidade”, comenta Renata.

A diretora acrescenta que o Zabbix, ao produzir uma gestão analítica dos dados na qual cada aluno é o foco central das ações, possibilita que o atendimento seja muito mais individualizado. “Nosso objetivo é melhorar a experiência dos alunos com um atendimento de excelência ao longo de toda a sua jornada de ensino e aprendizagem. Conhecer as especificidades e necessidades de cada estudante nos permitirá qualificarmos ainda mais o nosso relacionamento com cada um deles”, enfatiza.

Para Luciano Alves, esta parceria é um case de sucesso que atesta a versatilidade do Zabbix. A ferramenta, que já é utilizada com sucesso em sistemas diversos como telecomunicações, broadcast, saúde, internet das coisas, indústria, varejo, entre outros, mostra sua importância no setor educacional. “Acredito que essa cooperação entre Zabbix e IBCMED é uma oportunidade de explorar e apresentar, de forma concreta, o potencial da ferramenta para além da infraestrutura de tecnologia. Esse é um olhar que desde a chegada do escritório aqui na América Latina, em 2020, temos compartilhado com nossa comunidade e com o mercado”, finaliza.

Sobre a Zabbix

A Zabbix SIA é criadora de uma das principais ferramentas de monitoramento de redes, servidores e serviços. Além disso, a empresa desenvolve diversos produtos, como soluções turn-key, consultoria, suporte técnico 24 horas por dia durante 7 dias por semana e treinamento profissional multinível. Desde setembro de 2020 possui o escritório LatAm, sediado em Porto Alegre, atendendo todos os países da América Latina. Informações em: www.zabbix.com.br.

Sobre o IBCMED

O IBCMED tem como missão educar os profissionais de diversas áreas com excelência, qualidade e conhecimento atualizado. Voltada para o crescimento profissional, a instituição proporciona um ensino completo, que será base para o profissional enfrentar todos os desafios do mundo do trabalho com sabedoria, confiança e participando de uma experiência inovadora de ensino.  A metodologia do IBCMED conta com uso de tecnologia moderna e recursos digitais, além de um corpo docente altamente qualificado e reconhecido. Todas as pós-graduações têm 100% de especialistas, mestres e doutores. Desde 2021, o IBCMED passou a fazer parte do Ecossistema Ânima, a partir da integração com a sua vertical de educação médica, a Inspirali. Hoje a atuação expande para 14 instituições localizadas em capitais e importantes centros de desenvolvimento do país. Saiba mais em: https://ibcmed.com/