Advertisement

Penetron Brasil fará lançamento oficial do relatório Rumo ao Concreto de Carbono Zero no Concrete Show 2022

A Penetron Brasil realizará demonstrações práticas de aplicação do sistema Penetron para impermeabilização e proteção do concreto; o CEO da empresa ministrará uma palestra na Arena 120 Ideias

A Penetron Brasil, empresa do grupo americano Penetron International, com sede em Nova York (EUA), fará o lançamento oficial do relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero”, em português, durante o Concrete Show 2022. O evento será realizado em São Paulo, no São Paulo Expo – Exhibition e Convention, pavilhão 4 e 5, entre 9 e 11 de agosto, das 13h às 21h. O stand da Penetron está localizado no corredor E60.

O relatório técnico “Rumo ao Concreto de Carbono Zero” é um esforço da Penetron International, presente em 105 países, para diminuir os impactos das mudanças climáticas. O objetivo é contribuir com dados precisos e estratégias de sustentabilidade para que a indústria da construção e do cimento possam alcançar as metas de redução de COem nível mundial. O estudo revela que o aumento da durabilidade do concreto pode reduzir em média 65% da pegada de carbono na construção.

A indústria global de cimento é responsável por 8% da emissão de CO2, ocupando a posição de segunda maior emissora do mundo. Outro fato importante é que o concreto representa a maior parte do COtotal incorporado em estruturas como edifícios, atingindo cerca de 66%. Por isso, a indústria do cimento esteve em foco nas discussões do Pacto Climático de Glasgow, firmado durante a COP26 (Conferência da ONU Sobre as Mudanças Climáticas), na Escócia, em 2021.

Nesse cenário, o estudo realizado pela Penetron conclui que a durabilidade do concreto é o maior desafio para a sustentabilidade na construção. Este resultado está em consonância com os alertas lançados pelo Comitê 160 da ICRI (Internacional Concrete Repair Institute). A instituição afirma que a estratégia de sustentabilidade mais eficaz para estruturas de concreto é evitar a necessidade de reparos.

O relatório demonstra ainda que a impermeabilização e proteção do concreto por cristalização integral pode reduzir em até 90% a pegada de carbono gerada na manutenção e reparação de estruturas de concreto. Além disso, a utilização de concreto resistente e impermeável já na execução da obra reduz a pegada de carbono de uma estrutura em 50% ou mais na medida em que prolongar a vida útil da estrutura em até 100 anos e reduz significativamente a necessidade de reparos.

“Vem daí a importância de pensar e investir na proteção do concreto desde a concepção até às estratégias para realizar manutenções e reparos de forma estratégica. Sustentabilidade, energia renovável e redução da pegada de carbono devem ser pensados com seriedade na construção em nível global para garantirmos o futuro do planeta.”, afirma o engenheiro e CEO da Penetron Brasil, Cláudio Neves Ourives.

Jozef Van Beeck, diretor da Penetron International, explica que a estimativa é de que cerca de 80% da proteção global do concreto ainda é dominada por soluções insustentáveis e ineficientes. “Produtos do tipo membrana ou tratamentos tópicos são ineficientes e aumentam a pegada de carbono de uma estrutura. É crucial adotarmos tecnologias de impermeabilização e proteção do concreto realmente eficientes e sustentáveis”.

Ações da Penetron Brasil durante o Concrete Show 2022  

Ao longo do evento, serão realizadas diversas demonstrações práticas de aplicação dos produtos do sistema Penetron para impermeabilização e proteção do concreto. Além disso, a equipe de engenheiros e consultores técnicos especializados da empresa estará disponível para tirar dúvidas sobre a redução da pegada de carbono na construção, impermeabilização, patologias do concreto e soluções adequadas para cada necessidade e perfil de projeto.

O CEO da Penetron Brasil, Cláudio Neves Ourives, participará do programa de palestras Arena 120 Ideias. Com o tema “Penetron Rumo ao Concreto de Carbono Zero”, a palestra de Ouvires será ministrada em 10/08, das 16h às 16h30, na Arena 2. O engenheiro abordará os benefícios da tecnologia Penetron para a redução da pegada de carbono, o aumento da durabilidade das estruturas de concreto em ambientes agressivos e, por fim, a obtenção de créditos para obras novas ou retrofit com certificação LEED.  

Sobre a Penetron Brasil

A Penetron Brasil, empresa do grupo americano Penetron International, atua em território nacional desde 2007. Fundada na década de 1970, a marca é referência mundial em soluções impermeabilizantes para concreto. Operando em 105 países, a Penetron se destaca pela qualidade de atendimento, suporte técnico especializado e linha completa de produtos.

Certificada pela norma ambiental ISO 14001 nos Estados Unidos, os produtos da empresa desempenham uma função central na ajuda prestada a projetos em todo o mundo para satisfazer normas internacionalmente reconhecidas, tais como Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED).

Outro ponto de destaque é que os produtos Penetron estão em conformidade com as normas internacionais de construção ecológica, tais como GREENGUARD Gold, Environmental Product Declaration (EPD), CDPH e Singapore Green Labelling Scheme (SGLS). Estão completamente isentos de compostos orgânicos voláteis (COV) e não são tóxicos, tornando-os ideais para aplicações em estruturas de água potável.

Para mais informações, ligue (12) 3159-0090 ou acesse www.penetron.com.br.