Advertisement

Deck e garagem para embarcações da Defesa Civil são inaugurados em Volta Redonda

Cerimônia na manhã desta quinta-feira, dia 14, contou com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto, coordenador e funcionários do órgão

A Coordenadoria Municipal Proteção e Defesa Civil (Compdec) inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 14, um novo deck e garagem para embarcações do órgão. A plataforma foi construída por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). Dois barcos, um bote para quatro pessoas e uma lancha com seis lugares foram reformados e recuperados.

A inauguração, que abre as comemorações do aniversário de 68 anos de Volta Redonda, contou com a presença do prefeito Antônio Francisco Neto, do coordenador da Compdec, Rubens Siqueira, da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, além dos 20 agentes do órgão de defesa. 

“Era um sonho antigo que realizamos hoje com o apoio do prefeito Neto, da Secretaria de Infraestrutura, Poliana Gama, da atenção especial da ex-secretária de Educação, Therezinha Gonçalves, e da secretária da Smac, Carla Duarte”, agradeceu o coordenador Rubens Siqueira.  

A nova estrutura e a recuperação do bote irão facilitar o dia a dia do órgão e auxiliar nas ações de fiscalização junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme explicou Rubens. 

“Teremos melhor capacidade de resposta, monitoramento das áreas de preservação ambiental, através do Rio Paraíba do Sul, dentro do perímetro do município de Volta Redonda. Conseguiremos mapear e monitorar as possíveis degradações ambientais, as construções e aterros irregulares e, principalmente no período de chuvas, que vai de novembro a março. Assim, teremos uma melhor capacidade para atender a população ribeirinha, em casos de elevação e risco de alagamentos”, explicou Rubens.

Durante a cerimônia, Rubens lembrou que Volta Redonda foi reconhecida, recentemente, como “Cidade Resiliente” pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

“A cidade tem até 2030 para atingirmos a resiliência total, mas já somos considerados resilientes pela capacidade de resposta operacional que o município está preparado.  Em um ano e meio de gerência, reestruturamos a Defesa Civil por completo, coisa que normalmente os órgãos levam no mínimo de três a quatro anos”, salientou ele, aproveitando para agradecer a equipe e ao apoio do governo municipal ao trabalho do órgão.

 

“Externo aqui o meu agradecimento aos nossos agentes, que são incansáveis, entre a coordenação e a assessoria técnica e operacional, que trabalham numa escala de 24 horas ininterruptas. Isso demonstra não só qualificação e capacitação dos agentes, mas o comprometimento, nas ações da Defesa Civil. Se hoje, percorrermos as mesas dos técnicos da Defesa Civil, não temos nenhuma vistoria e nenhuma ocorrência pendente. A Defesa Civil trabalha nas ações de antecipação, prevenção, preparação e resposta. Isso quer dizer que você antecipa e não mais previne. Esse prêmio da ONU é o reconhecimento do fruto do trabalho que temos realizado neste um ano e meio”, orgulhou-se Rubens.

Antes de descerrar a placa de inauguração da obra, o prefeito Antônio Francisco Neto elogiou o trabalho da equipe e disse que a obra ficou em um ótimo padrão. “Nossa Defesa Civil está bem preparada e pronta para atender a população e, por isso, toda a equipe está de parabéns.  Contem sempre com o governo e o que for preciso para investir neste órgão nós vamos fazer, pois com a atuação de vocês, a Defesa Civil salva a vida da nossa população. Vocês estão sempre na frente e preparados para prestar um serviço de excelência. Somos uma das melhores Defesa Civil do estado”, parabenizou Neto.

Estrutura

A plataforma construída em concreto com acesso direto ao Rio Paraíba do Sul mede 12m x 5m de largura. No final da rampa, foi construída uma garagem onde ficarão baseadas as duas embarcações para procedimentos mais rápidos.  Antes, a Defesa Civil ficava procurando um lugar para colocar o bote ou a lancha nas águas. Agora, o órgão tem um ponto estratégico, dentro da sede da Defesa Civil, o que facilitará as ações. A garagem coberta possui um guindaste elétrico para descer e recolher as embarcações.