Advertisement

CDL Barra Mansa homenageia profissionais do setor e cita avanços do comércio

Um dos setores que mais impulsiona a economia, o comércio vem superando desafios e dando sinais de recuperação mesmo depois de anos tão difíceis. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, juntos, os setores de comércio e serviços representam 74% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, sendo também os responsáveis por cerca de 27 milhões de empregos no país. E neste sábado, 16 de julho, é comemorado o Dia do Comerciante, uma importante data para celebrar e reconhecer o trabalho desses varejistas que vêm se mantendo fortes, se reinventando em meio às dificuldades e buscando desempenhos cada vez melhores diante do mercado.

 

Em Barra Mansa, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vem se empenhando a cada ano mais para reconhecer o protagonismo que esses profissionais exercem para o sucesso do setor. Segundo o novo presidente da entidade, José Paulo Nogueira, a CDL é um núcleo fundamental para o enfrentamento de instabilidade econômica, social e política que se abate sobre o Brasil. “E com a união das classes, com a união de nós, comerciantes, que ajudamos a enfrentar e até mesmo solucionar as “dores” dos empresários que estão nas esquinas, nas sobrelojas, nas galerias, nos centros e nos bairros mais afastados. É nas CDLs que os empresários varejistas, sejam micro, médios ou grandes, tem voz. E juntos, tomamos maiores proporções, pois com o outro, formamos o ‘nós’.  Esse todo, é capaz de realizar muitas coisas juntas”, pontua o empresário, parabenizando toda a classe lojista pela data. “Nessa proposta, me coloco – junto à toda nossa diretoria – à disposição de você, empresário, para continuar os projetos que a CDL BM tem em pauta e que visam um único propósito: trabalhar, e muito, pela força do nosso comércio! Pelo crescimento de nossa cidade! Por mostrarmos Barra Mansa como um lugar de comércio forte e atrair mais e mais consumidores para cá”. 

 

Novas lojas

 

Com sua tradição de um comércio forte e diversificado, Barra Mansa tem recebido cada vez mais novas empresas do setor varejista. Além disso, é comum ver pelas ruas da cidade empresas já instaladas se repaginando, investindo em fachadas e layouts de suas lojas. De acordo com José Paulo, isso fortalece ainda mais o tradicional comércio de rua do município e ajuda a atrair novos consumidores. “Ver o comércio de Barra Mansa recebendo novas empresas é mostrar a força e referência que somos em nossa região. Em cada quarteirão dos bairros e do nosso centro comercial, o consumidor consegue encontrar a diversidade e qualidade em produtos. Isso que o cliente gosta! E isso faz com que as pessoas saiam de outras cidades para comprar em Barra Mansa”, explicou.

 

Geração de empregos

 

Os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontam saldo positivo nas contratações formais em Barra Mansa. os números referentes ao mês de abril mostram que foram 190 contratações formais na cidade. Foram 1.059 admissões e 869 desligamentos. A maior geração de empregos aconteceu no setor de Serviços, com 469 postos de trabalho preenchidos. Em seguida, o Comércio, com 306, Indústria e Construção, 132 cada; e Agropecuária, com 20. O acumulado em 2022 é de 300 cargos positivos. Nos últimos 12 meses (maio de 2021 a abril de 2022), o saldo positivo é de 1.008 empregos.

 

“Há muitos anos temos o registro de sermos uma classe em que cerca de 60% da geração de emprego e renda está no comércio. E isso mostra a responsabilidade que temos diante às famílias que se sustam nesse setor bem como a formação que devemos dar a ele. Barra Mansa tem muito dinamismo e uma força incrível de muitos empresários em abrir novos negócios e em investir aqui o que se faz necessário sermos porta voz dessa classe, em lutas para benefícios do setor entre tantas demandas que ele traz constantemente. A CDL tem muitos projetos em pauta para o fortalecimento da cidade e que Deus possa nos conduzir e abençoar as demandas que desejamos para toda a sociedade”, diz o presidente da CDL.

 

Palavra da CDL

 

“O comércio é muito mais do que nós vemos. Só quem tem perseverança consegue resistir aos mais diversos obstáculos. Parabéns a você, comerciante! Barra Mansa têm vocação para o comércio, prova disso é que essa uma das maiores fontes de renda do município vem do nosso setor! Neste 16 de julho, Dia do Comerciante, a CDL Barra Mansa homenageia as milhares de empresas que representam e reconhecem a contribuição disso aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo”.