Advertisement

CARTEIRINHA MUNICIPAL DO ARTESÃO SERÁ ENTREGUE NO PRÓXIMO SÁBADO

Com documento, trabalhadores terão acesso a descontos de até 20% em estabelecimentos comerciais conveniados com a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.


Quase 200 artesãos de Resende receberão no próximo sábado, dia 9, a carteirinha de identificação profissional. O documento que é gratuito e sem taxa de adesão vai permitir aos trabalhadores descontos de até 20% na compra de matéria prima em estabelecimentos comerciais conveniados com a secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. A entrega será às 10h, no galpão do artesão, durante a programação da Semana do Nordestino, no Parque de Exposições da cidade. As lojas participantes terão o selo 'amigo do artesão' exposto de forma visível em cima das bancadas. O documento não tem data de validade e só é válido com a apresentação de um documento de identificação oficial com foto como o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mais de 20 parceiros já foram credenciados e estão aptos a oferecer descontos. 


O último levantamento feito pela secretaria aponta que há 393 profissionais registrados oficialmente no executivo. Esse número é 221% maior do que o de 2013, quando apenas 45 artesãos entregaram o formulário dizendo que atuam regularmente na produção e venda de trabalhos manuais. Nessa primeira fase serão contemplados os profissionais que entregaram dentro do prazo definido os documentos atualizados, inclusive, o de comprovação de atuação na área. Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, a identificação  dos trabalhadores é um passo importante para a profissionalização dos artesãos. 


- Com a carteirinha, além de ter acesso facilitado a eventos, o artesão resendense poderá  se qualificar e participar das feiras e ações promovidas pelo poder público. Consideramos cada trabalhador extremamente importante. Eles movimentam a economia local, geram empregos e renda não só para a própria família como para toda a sua comunidade. Nós estamos incentivando essa atividade importante e reconhecendo todos que atuam de maneira profissional na área - destaca. 


O acesso ao documento de identificação é gratuito e assegurado a todos os artesãos da cidade.  O objetivo é elevar o nível cultural, profissional, social e econômico da atividade. O profissional que deseja ter a Carteirinha Municipal do Artesão precisa comparecer presencialmente na sede da secretaria, que fica na Praça da Bandeira, nº 85, no bairro Campos Elíseos, de 12h30 às 17h30, levando uma foto 3x4 e cópia do comprovante de residência. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (24) 3354-4160.