Advertisement

Campeonato de panificação promovido pela FIPAN com parceria da Puratos vai eleger o melhor padeiro do Brasil

A Puratos, fabricante Belga de produtos para panificação, confeitaria e chocolates, em parceria com a FIPAN, maior feira de panificação e confeitaria do Brasil, realizará o primeiro Campeonato Brasileiro de Panificação. A competição acontece em São Paulo, de 19 a 22 de Julho, na Arena do Pão, dentro da FIPAN, e vai eleger o melhor padeiro do país. O vencedor do torneio representará o Brasil no Mondial Du Pain, que acontece na França, em outubro de 2023. 

O embaixador de fermentação natural da Puratos, Johannes Roos, será o responsável por treinar os competidores, explicar as regras e como as apresentações devem ser feitas. O Padeiro é técnico da Seleção Brasileira de Panificação e um dos representantes da Ambassadeurs Du Pain.

O campeonato será dividido em três etapas: seleção, treinamento e competição. Participam do torneio 8 padeiros que apresentarão 8 tipos de pães do mundo (baguettes, pães típicos e o pão nutricional), viennoiserie (folhados), peça artística, sanduíche feito com o pão nutricional, o pão biológico e brioches com tranças diferentes. Por fim, o competidor também deverá produzir uma escultura em pão de no mínimo 80cm de altura. Todos os participantes terão 8 horas de um mesmo dia para a finalização de cada uma das criações.

Os pães serão analisados por um júri composto por quatro renomados profissionais da área de panificação: Fernando de OliveiraPapoula RibeiroVera Lúcia Cherobim e o belga Laurent Vannieuwenhove, representante do Aspirant Baker Bélgica e chefe global de panificação da Puratos. Todos vão avaliar a diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.

Além de revelar novos talentos e ser uma plataforma de relacionamento para a comunidade do pão, a ideia do torneio é proporcionar a excelência da fermentação natural desde o momento do preparo até a mesa.

A Puratos e a FIPAN acreditam que a qualificação da mão de obra é chave para o  desenvolvimento da panificação no Brasil. “Os competidores terão contato direto com o melhor que a Puratos tem a oferecer de conhecimento. A consequência dessa preparação é uma competição de alto nível que entregará pães com maior qualidade e sabor”, explica o Gerente de Marketing de Panificação da Puratos Brasil, Rafael Fini.

 

A competição será realizada na FIPAN, a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina, destinada a operadores do food service no país, tendo como característica efetivação de negócios. Mais informações da competição e da feira no site www.fipan.com.br.

Sobre a Puratos 

A Puratos é uma empresa belga líder no desenvolvimento de soluções de tecnologia alimentar para a produção de panificação, confeitaria e chocolate em todo o mundo, com mais de 100 anos e vasta experiência em inovação. Cria novas oportunidades a partir de tecnologia de ponta e do conhecimento e experiência das culturas alimentares de cada lugar do mundo, oferecendo produtos saborosos e nutritivos.  Seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países em todo o mundo e, em muitos casos, com produção local e suas operações são gerenciadas a partir da sede em Groot-Bijgaarden, perto de Bruxelas, na Bélgica.

Sobre a FIPAN

É a quinta maior feira setorial do mundo e a primeira da América Latina. A FIPAN traz visitantes do mundo todo – o número previsto de visitantes para esse ano é de 55 mil, com previsão de R$ 1 bilhão de negócios iniciados. 

FIPAN é uma feira voltada à panificação, confeitaria e food service e é conhecida por ser um evento que leva conteúdo aos seus participantes. Esse ano, além da Arena do Pão, terá a Arena do Confeiteiro, A FIPAN Pizza e a Estação Café. 

Também terá o Congresso FIPAN, entre os dias 19 e 21, das 9 às 13 horas com temas voltados ao futuro da panificação e food-service.

Serviço:

FIPAN - Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Business

19 a 22 de julho, das 13:00h às 21:00h (no dia 22, o encerramento acontecerá às 19:00h).

Local: Expo Center Norte, São Paulo.

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, Capital.

Não é permitida a entrada de menores de 16 anos.

É necessário credenciamento no site do evento: www.fipan.com.br

O valor da credencial válida para todos os dias de visitação é de R$70,00.

Evento promovido pela Associação e Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo.

Organização e comercialização: Seven