Advertisement

Barra Mansa é selecionada pelo Ministério da Saúde para receber incentivo financeiro para atividade física

Na região do Médio Paraíba, dez municípios foram contemplados para participar da iniciativa do governo federal, sendo que Barra Mansa atingiu o maior número de unidades credenciadas

 
Nove Unidades Básicas de Saúde da Família (USF) de Barra Mansa foram selecionadas para receber o incentivo federal de custeio voltado à implementação de atividades físicas nos locais. O resultado do credenciamento do município junto ao Ministério da Saúde ocorreu no fim do mês de junho, por meio da portaria GM/MS n° 2.103/2022. As unidades contempladas com o incentivo são dos bairros Santa Maria II, Goiabal, Mangueira, Paraíso de Baixo, Nova Esperança, Siderlândia, Vila Independência, Santa Rita de Fátima e São Pedro.

Dez dos doze municípios do Médio Paraíba foram escolhidos para o repasse do incentivo financeiro, sendo que Barra Mansa atingiu o maior número de unidades credenciadas.

Segundo o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, a iniciativa possibilitará a melhoria com o cuidado das pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, mediante a inserção de atividade física na rotina desses cidadãos. “Nossa expectativa é contratar esses profissionais o mais breve possível para agilizar as ações previstas no programa”.

O IAF (Incentivo Financeiro de Atividade Física) visa, como o próprio nome diz, a implementação de ações de atividade física nas unidades de saúde, através da contratação de profissionais de educação física, bem como a aquisição de materiais de consumo e a qualificação de ambientes relacionados à atividade física.