Advertisement

Vice-prefeita Fátima Lima recebe jovens vencedoras de concurso de dança

Alunos atendidos por projeto social desenvolvido em Barra Mansa ganharam premiação em São Paulo

 

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, recebeu nesta quinta-feira, 23, jovens bailarinas atendidas pelo Instituto Universo Acreditar. Três alunos do projeto foram premiados individualmente no “Valinhos em Dança”, realizado no interior de São Paulo entre os dias 16 e 19 de junho. Foram eles: Alana Barbosa, de 6 anos, Raquel de Souza, 9 anos, e Luís Guilherme Roque, de 23. Além disso, também foram premiadas alunas por danças em grupo.

A professora Sônia Pacciello é a principal responsável pelo trabalho artístico que tem sido desenvolvido no projeto. Hoje são cerca de 60 alunos que praticam aulas de dança, incluindo jazz, balé, contemporâneo, sapateado e hip hop. “Quero destacar a dedicação desses jovens. Muitas vezes eu falo pra eles repetirem, repetirem... e eles não reclamam. Fazem porque é com garra e força de vontade que a gente vence. Eu fico muito feliz de poder estimulá-los a serem conhecidos. Agora eles estão levando o nome da cidade para fora. Muitos nunca tinham sequer ido a São Paulo. Em Valinhos éramos apenas nós do Estado do Rio”. A professora informou que em breve os jovens passarão por competições em Cabo Frio-RJ e Minas Gerais.

Uma das alunas do projeto, Maria Vitória Oliveira, de 11 anos, falou da emoção que tem sentido. “Eu quero agradecer à Tia Sônia por me ajudar a fazer as coisas que eu faço agora. Eu consegui ir para a competição e viajar para São Paulo. É um orgulho conseguir fazer coisas que eu não fazia antes. Sou grata por acreditarem em mim”.

 

INCLUSÃO SOCIAL

A vice-prefeita, Fátima Lima, destacou a relevância de um projeto de inclusão social como este, que atende prioritariamente crianças e adolescentes da periferia. “No projeto há jovens que não teriam qualquer chance de participar de aulas de balé. Ele atende cerca de 90% de jovens negros. Começou atendendo crianças do Paraíso de Cima. Tenho que destacar o trabalho da professora Sônia, que se dedica totalmente a esse projeto de coração. Por causa do comprometimento dela que esse projeto andou dessa forma”.

Fátima contou que conheceu o idealizador da ONG que abriga o projeto há mais de 10 anos, William Pereira, e na época ajudou com as orientações para firmar os trabalhos. William disse que o Instituto Universo Acreditar nasceu no momento em que ele e seus amigos perceberam uma grande vulnerabilidade social entre crianças e adolescentes, principalmente na Região Leste e outras regiões carentes de Barra Mansa.

“Nós resolvemos fazer algo para tirar essas crianças da rua. Hoje trabalhamos com palestras nas escolas, apresentações culturais, atendimento psicológico, trabalho humanitário, reintegração de ex-usuários de drogas. Estamos aqui para somar”.

Atualmente o Instituto Universo Acreditar atua na Região Leste, Boa Vista, Centro, Colônia, Paraíso de Cima e Vila Natal. Para os interessados em conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido, o site é: www.universoacreditar.weebly.com.