Advertisement

Versatilidade do Zabbix é destaque em Conferência realizada em São Paulo

Evento sobre monitoramento de dados na Indústria 4.0 teve lotação esgotada e atingiu cerca de cinco mil pessoas online

São Paulo, junho de 2022 - Um clima de celebração marcou os quatro dias da Zabbix Conference Brazil 2022, realizada nos dias 3 e 4 de junho em São Paulo. Em um auditório lotado de profissionais de TI aficionados pelo software de monitoramento de dados open source mais popular do mundo, o evento mostrou a força desta tecnologia como ferramenta de suporte à gestão de processos organizacionais.

A razão desta adesão é simples: o Zabbix é uma ferramenta de grande versatilidade que pode monitorar qualquer dado, muito além do gerenciamento analítico de infraestrutura de TI. “Nosso software tem inúmeras vantagens e, além de ser gratuito e de código aberto, é uma interface de fácil instalação e usabilidade”, descreveu Alexei Vladishev, CEO da Zabbix Sia e criador do software, em sua palestra de abertura. “O Zabbix pode ser integrado a qualquer sistema ou dispositivo e é transversal, podendo ser utilizado em inúmeras atividades”, ressaltou ao mostrar aos presentes as novas funcionalidades da atual versão 6.0 e antecipar elementos do roadmap para a 7.0.

Nos dias de hoje, as empresas necessitam de tecnologia computacional conectada em rede e na internet para seu sucesso. Selecionar, entender e analisar as enormes quantidades de dados produzidas nesses ambientes torna-se estratégia de conhecimento do potencial do negócio em si.  Um software como o Zabbix proporciona a coleta analítica de informações a um custo relativamente baixo. Relatórios de performance e alertas podem ser programados e são muito úteis na tomada de decisão, na automatização de processos, na mitigação de riscos, na avaliação de produtos e serviços e em uma infinidade de tarefas que dependem muito da necessidade e da criatividade de cada usuário.

Agilidade na solução de problemas

Imagine, por exemplo, uma empresa de Telecomunicações que tem 400.000 clientes em 20 estados. De repente, acontece um evento adverso que impacta nas operações de atendimento ao consumidor. Como otimizar esses recursos? Como minimizar os danos? Esse foi o desafio da Lunio, empresa pernambucana de inovação que faz parte do ecossistema do Porto Digital, em Recife, e parceira da Zabbix Sia, que utilizou a plataforma para criar uma solução que foi um dos cases apresentados na conferência. “O projeto possibilitou a automação do atendimento ao cliente final, a agilidade para o time de suporte e a visibilidade de toda estrutura de telecom de forma simplificada, o que representou um ganho significativo na qualidade dos serviços oferecidos”, explicou Danilo Barros, Fundador e CEO da Lunio.

Integração, economia de tempo e recursos

A integração do Zabbix com um serviço de nuvem como o Google Cloud Platform (GCP) foi tema da palestra ministrada por Marianna Portela, analista sênior de Infraestrutura e Cloud da Globo. “Desde que o Grupo Globo se tornou uma Mídia Tech, o Zabbix tem ajudado bastante pela diversidade de soluções que apresenta. É muito fácil integrá-lo com outras ferramentas, o que nos ajuda a poupar tempo e recursos”, falou. “Hoje, o Zabbix bate de frente com ferramentas pagas e licenciadas e, como foi falado aqui, se você tiver criatividade, ele oferece a você muitas possibilidades”, elogiou. “O Zabbix demanda estrutura e planejamento caso você queira usá-lo em larga escala. Porém, como já vínhamos trabalhando assim, hoje ele é um braço muito forte tanto para o monitoramento de serviços oferecidos para clientes externos, quanto para ferramentas internas muito importantes”, descreveu. “No caso da GCP, implantamos uma solução que mistura recursos nativos com integrações diretamente com a cloud, que nos permite uma oferta de serviços mais completa”, explicou..

Desenvolvimento contínuo e oportunidades

Focada em negócios B2B, a Zabbix Sia funciona como um hub. Ela oferece ao mercado um software em constante atualização e, em retorno, congrega uma rede de suporte com cerca de 250 parceiros em todo o mundo (50 no Brasil) para realizar serviços de instalação, planejamento, análise, manutenção e consultoria. “O foco do nosso negócio é a ampliação da nossa comunidade”, diz Luciano Alves, presidente da Zabbix Sia na América Latina. “É ela que faz toda a diferença ao criar novas funcionalidades e promover o desenvolvimento da ferramenta de forma criativa e engajada o tempo todo”, explica. “Os serviços adquiridos nesta rede por empresas, instituições e governos remuneram o desenvolvimento da plataforma gerando um círculo virtuoso de oportunidades, engajamento e resultados que pode ser percebido no clima de celebração que nosso encontro proporcionou”, avaliou o executivo. 

“O Zabbix acaba mudando a vida de todo mundo que entra em contato com ele porque é gratuito”, explicou Diego Alves, engenheiro eletrônico e podcaster da Aliança Intergaláctica. “É como uma porta aberta que vem com uma comunidade muito solidária. O Zabbix tem uma infinidade de possibilidades de aplicações. Não importa a área em que você esteja, ele é aplicável. Quando você começa a ter contato com os dados que ele te dá, isso muda a sua vida. Economiza tempo, recursos, trabalho e custos. E pelo fato de ser uma plataforma aberta, monitora qualquer coisa em qualquer cenário”, exaltou.

Monitoramento de funções críticas do negócio

Este é o caso do Complexo Hospitalar Beneficência Portuguesa, em São Paulo, caso apresentado por Éder Catão de Oliveira, da ADD Solution, parceira da Zabbix, e Wellington de Almeida Júnior, gerente executivo de Infraestrutura e Segurança do Complexo Hospitalar Beneficência Portuguesa, de São Paulo. Os executivos descreveram como o foco do monitoramento deixou de ser os sistemas de TI e passou a ser o negócio em si. “No caso do hospital, o monitoramento agregou valor ao negócio ao automatizar e otimizar processos-chaves”, ressaltou.  Na farmácia hospitalar, por exemplo, houve uma mudança revolucionária na administração de prescrições médicas individualizadas de pacientes distribuídos em mais de mil leitos. “Escolhemos o Zabbix para automatizar os processos de controle de estoques e distribuição de medicamentos e geramos um aumento incrível de eficiência e redução de problemas em um serviço hospitalar que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana”, descreveu.  “O monitoramento de funções críticas do negócio torna o Zabbix uma ferramenta inestimável”, celebrou.

Para quem perdeu a Zabbix Conference Brazil 2022, é possível assistir a todas as palestras neste link do YouTube:  https://www.youtube.com/c/zabbix

Sobre a Zabbix

A Zabbix SIA é criadora de uma das principais ferramentas de monitoramento de redes, servidores e serviços. Além disso, a empresa desenvolve diversos produtos, como soluções turn-key, consultoria, suporte técnico 24 horas por dia durante 7 dias por semana e treinamento profissional multinível. Desde setembro de 2020 possui escritório LatAm, sediado em Porto Alegre, atendendo todos os países da América Latina.

Informações em: www.zabbix.com.br.