Advertisement

Secretaria de Saúde prepara ações pelo Dia Mundial do Combate ao Diabetes


Data é celebrada no domingo, dia 26. Atividades acontecerão entre os dias 27 de julho e 1° de julho

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove na próxima semana uma campanha em prol do Dia Nacional de Combate ao Diabetes, celebrado neste domingo, 26. A cidade terá diversos eventos em suas unidades de saúde (Atenção Básica) durante os dias 27 de junho e 1° de julho. O objetivo é informar os munícipes sobre como o diabetes deve ser diagnosticado precocemente e como deve ser tratado.

A Secretaria de Saúde estará presente realizando ações através dos profissionais do NASF e terá a presença de diversos profissionais, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, equipe de enfermagem, médicos, dentistas e diversos outros profissionais da unidade de saúde, com o intuito de detectar a doença e as formas de se cuidar.
A coordenadora e Nutricionista da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), Jiliane Resende Cristino, reforçou a importância de prevenir o diabetes e os cuidados necessários para o tratamento precoce. “O DM (diabete mellitus) é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Levando a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nervos e rins. Por isso, é fundamental que a população saiba identificar precocemente para poder cuidar antes dos agravos citados”, destacou a coordenadora, que relatou também sobre os cuidados corretos e seus benefícios para a qualidade de vida.

“O tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, cuidando da alimentação, prática de atividades físicas e seguindo as orientações nutricionais e médicas” encerrou Jiliane.

Segue abaixo o cronograma com as datas e os locais onde serão realizados os eventos:

- Segunda-feira (27/06) - Unidade de Saúde do Santa Maria II
- Terça-feira (28/06) - Unidade de Saúde do Jardim Primavera
- Quarta-feira (29/06) Unidade de Saúde do Paraíso de Baixo
- Quinta-feira (30/06) Unidade de Saúde da Vila Maria I e II