Advertisement

Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza inspeções sanitárias nos estabelecimentos comerciais e produtivos de Barra Mansa

 

Ação visa garantir a qualidade das mercadorias para o consumo final

 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural está intensificando as ações de inspeções sanitárias nos principais estabelecimentos comerciais e produtivos do município. A intenção é verificar as condições de higiene e climatização do local, bem como, a qualidade e manipulação de carnes, aves, pescados, leite e derivados, embutidos, ovos, mel e derivados apícolas, entre outras mercadorias.

 

Segundo informações do secretário da Pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, a fiscalização está sendo realizada em todo estabelecimento destinado à produção, fabricação, preparo, beneficiamento, manipulação,  acondicionamento, armazenamento, transporte de produtos de origem animal e vegetal. “Neste último caso, os proprietários ou administradores devem apresentar aos agentes fiscalizadores o Registro no Serviço de Inspeção Municipal que autoriza o funcionamento da unidade, assim como, o Certificado de Inspeção Sanitária, que é renovado anualmente”.

 

Conforme explica o médico veterinário da Secretaria, Maurício Iancarelli, as inspeções sanitárias são realizadas sistematicamente. “Em média visitamos de cinco a 10 estabelecimentos por dia. Nos supermercados, onde carnes, queijos e embutidos são vendidos de forma fracionada, checamos se a manipulação dos produtos segue uma rotina de higiene, condições de climatização, qualidade e processo de embalagem. Todas as ações têm como base a Lei 3019/1998, regulamentada pelo Decreto 6644/2011, e que instituiu o serviço de inspeção sanitária de produtos de origem vegetal e animal do município de Barra Mansa”, esclareceu o médico veterinário.

 

Nos próximos meses, a intenção da Secretaria de Desenvolvimento Rural é atualizar a legislação visando à vinculação das ações ao consórcio público dos municípios. Para isso, enviará mensagem com a proposição para apreciação da Câmara de Vereadores do município.