Advertisement

Saúde informa mudanças no protocolo de pedidos de exames laboratoriais da rede municipal

Com o objetivo de otimizar o fluxo dos exames laboratoriais da rede municipal de saúde e fazer com que os moradores não precisem mais enfrentar filas muito cedo e até de madrugada para autorizar exames de laboratório, a partir desta sexta-feira (01 de julho), a Secretaria de Saúde adotará, por meio do SAAC - Serviço de Auditoria, Avaliação e Controle - um novo sistema de troca de cotas de exames de laboratório em todas as Unidades de Saúde da Rede.  

A partir desta data, a troca dos pedidos será realizada a partir de 13h na unidade básica de saúde referente ao bairro do morador. Outra mudança é que os pacientes que não conseguirem a troca da cota irão deixar os seus pedidos nas Unidades para liberação depois da análise da Auditoria Médica. Assim que os pedidos estiverem liberados, será feito contato com os usuários para entrega dos pedidos e a sua realização pelo laboratório.  

- Nós queremos evitar que as pessoas cheguem de madrugada e formem filas de espera antes mesmo que as Unidades abram. Com o novo protocolo, também não será mais necessário que os usuários tenham de procurar a Secretaria de Saúde, o SAAC ou as Unidades para conseguirem autorizar os seus pedidos – explicou o Médico Auditor e Regulador do SAAc, Dr. Guilherme Marques.  

Guilherme acrescenta que haverá um período de adaptação e os pacientes que nos próximos dias ainda chegarem nas unidades de manhã serão atendidos normalmente